29/03/2010

Gorduras Saturadas e Gorduras Trans


Todos nós sabemos que o consumo em excesso de gorduras faz mal para a saúde. Ultimamente, temos ouvido muito os termos gorduras saturadas e gorduras trans. Que tal sabermos a diferença entre elas?

Vejamos. As gorduras saturadas são aquelas presentes na gordura animal, presente nas carnes em geral, frangos e miúdos. Deixar de consumir essas gorduras em excesso pode reduzir em até 19% as chances de você desenvolver um problema cardíaco.

Ao contrário do que muito imaginam, legumes, frutas e verduras também possuem gorduras em sua composição. Estas gorduras são chamadas de insaturadas e são encontradas principalmente no abacate, nozes, azeites e peixes.

O interessante é que a cada 5% dessa gordura que você aumenta na sua dieta, você reduz em 10% o risco de problemas no coração.

As gorduras presentes nos produtos industrializados (biscoitos, bolos confeitados, salgadinhos, etc), são chamadas gorduras trans aumentam o colesterol ruim (LDL) e entopem as artérias, levando a um infarto ou derrame.

Sabendo disso, diminua a quantidade de gorduras trans e gorduras saturadas em sua dieta, seu corpo vai agradecer!


Ótima semana pra você!

4 comentários:

. disse...

Gorduras totais e saturadas pouco ou nada têm a haver com risco de AVC - http://www.canibaisereis.com/2010/12/12/como-reduzir-o-seu-risco-de-acidente-vascular-cerebral/

Evandro Brandão Secco disse...

Assim como existem estudos que alertam para o perigo da ingestão de gorduras, existem também estudos que dizem que elas não a principal causa de doenças vasculares. O fato que devemos atentar é o perigo de comparar culturas.

O povo europeu tem hábitos alimentares completamente diferentes do brasileiro, e a qualidade dos alimentos e das gorduras são também diferentes.

Adotar a postura radical de que o consumo de gorduras seja totalmente liberado incorre em irresponsabilidade pois é evidente que o aumento de ingestão de calorias leva ao sobrepeso e logo, à obstrução das veias e artérias, levando ao infarto e acidentes vasculares cerebrais.

Anônimo disse...

Gorduras trans não são gorduras "transgênicas". "Transgênico" significa obtido por manipulação genética. As gorduras trans têm este nome por causa da estrutura espacial de suas moléculas; se uma gordura não é trans, ela é cis.

Evandro Brandão Secco disse...

Obrigado pela colaboração...

Por favor se identifique para que possamos agradecer...

Evandro

Top 10 - As mais lidas do Blog