Ajude alguém!

Instituições que precisam e merecem a sua ajuda!

Nestes tempos de páscoa devemos refletir  e pensar o quanto um pequeno ato nosso pode mudar a vida de várias pessoas.

Um dia de trabalho voluntário, uma pequena quantia mensal, um sorriso, algo que não utilizamos mais e está encostado em nosso lar, entre outras coisas, podem ajudar muito aqueles que encontram dificuldades até para satisfazer suas necessidades básicas.

Várias são as instituições que promovem a inclusão social e a assistência aos menos favorecidos. As entidades que vou citar abaixo conheço e costumo ajudar sempre e posso garantir que realmente transformam o vida de centenas de pessoas, contribuindo para um país mais justo e igualitário.

Se você já tem o hábito de ajudar o próximo, parabéns, tenho certeza que vai ficar sensibilizado com o trabalho desenvolvido por estas entidades e quem sabe, ser também um colaborador.

Se você ainda não tem esse hábito, tenho certeza visitando o site dessas instituições, seu coração vai se sensibilizar e você vai buscar alguma forma de ajudar seu semelhante.



APAE Santo André
Atende crianças com necessidades especiais na cidade de Santo André, prestando serviços nas áreas de educação, saúde e assistência social. Atende cerca de 500 pessoas desde crianças até idosos.
Site: http://www.apaesa.org.br


Sociedade Viva Cazuza - Rio de Janeiro
Atende crianças e adolescentes portadores do vírus HIV promovendo cursos e formação profissional, palestras e atendimento aos familiares. Projeto reconhecido mundialmente pela sua qualidade e dimensão social.
Site:http://www.vivacazuza.org.br



Sitio Agar
Oferece assistência a crianças e adolescentes portadores do vírus HIV, oferecendo condições para uma vida digna com qualidade de vida e inclusão social.
Site: http://www.sitioagar.com.br/




Lar Mamãe Clory - São Bernardo do Campo
Atende crianças e idosos com abrigo integral e creche, promovendo cursos, palestra, formação profissional, alimentação e atividades diversas para crianças e adultos em vulnerabilidade social.
Site: http://www.mamaeclory.org.br/


Lar Escola Pequeno Leão - São Bernardo do Campo
Atende crianças e adolescentes de ambos os sexos na faixa etária de 2 a 18 anos, privados do direito de viver com a família biológica, encaminhados por meio da Vara da Infância e Juventude de São Bernardo do Campo e Conselhos Tutelares. 
Site: http://www.larpequenoleao.org.br

Se você tem alguma sugestão de entidade me mande por e-mail que eu adiciono no blog.


Ajude e juntos vamos construir um país melhor!






*****




SALVE O PLANETA!


Plante uma Árvore!

Grande parte da população brasileira se estabeleceu ao longo da Mata Atlântica. Cada vez mais a natureza cobra do ser humana a ocupação desordenada e inconsequente de suas terras.

Nas grandes cidades, o asfalto ocupa cada vez mais espaço, aquecendo a superfície local e favorecendo o acontecimento de grandes tempestades que trazem grandes tragédias para as populações menos favorecidas.

Mais esse cenário pode mudar se cada um fizer a sua parte. Buscar um ambiente mais agradável e com maior responsabilidade ecológica é papel de cada cidadão. Não devemos esperar por milagres dos nossos governantes, pois isso dificilmente vai acontecer.

Cultivar alguns centímetros quadrados de verde ao nosso redor já pode ajudar muito a humanidade. Além disso é fundamental divulgar informações sobre a importância de cultivar o verde.

A natureza levou milênios para esculpir um mundo perfeito e lindo. A destruição se processa em minutos, segundos. Para reconstruir, temos que ter a clareza de que o trabalho vai ser difícil e demorado, porém, ele precisa ser feito.

Trabalhando em silêncio, e com responsabilidade, com certeza as novas gerações vão reconhecer e ter como espelho, os atos que praticamos hoje.


Um lindo ato que podemos praticar, é plantar uma árvore. Se você puder convidar uma criança para fazer isso junto com você ela já vai compreender desde cedo o ritmo da natureza e a importância da atitude do ser humano para construir um planeta melhor!

Qual árvore plantar?


Um grande problema que enfrentamos nas grandes cidades nas épocas de chuva, é o fato de grandes árvores caírem após grandes tempestades. Além disso, muitas vezes as pessoas deixam de plantar árvores em sua calçada por medo das raízes quebrarem a calçada e os muros da casa.

Na primeira metade do século passado, onde grande parte das árvores grandes que temos hoje foram plantadas, as calçadas eram de terra e as ruas de paralelepípedos, isso contribuía para que as raízes de árvores de grande porte, pudessem crescer de forma equilibrada.

Com o passar dos anos, as calçadas foram cimentadas e as ruas asfaltadas. As árvores de grande porte então, perderam força em suas raízes, por isso algumas delas quebram a calçada em busca de espaço e terra com minerais para sua sobrevivência.

Esse desequibrio entre o espaço que a árvore precisa e o espaço que ela realmente tem, faz com que as árvores adoeçam e venha a cair com as tempestades.

Assim, ao escolher uma árvore para plantarmos nos dias de hoje, devemos ficar muito atentos ao tamanho que ela pode chegar, assim evitaremos futuros problemas.

Escolha árvores de pequeno ou médio porte...

A escolha da árvore a ser plantada nos dias de hoje deve ser pelas espécies de pequeno ou médio porte, ou seja, aquelas árvores que não ultrapassem os 5 metros de altura e que tenham raízes que se direcionem para baixo, e não aquelas que buscam a superfície da terra, quebrando assim as calçadas.

Diversas são as espécies de árvores que podem ser cultivadas nas grandes cidades. Devemos lembrar que muitas espécies tem flores e/ou frutos. Se você escolher uma destas, poderá contribuir ainda mais com a fauna, pois muitos dos frutos vão alimentar pássaros que cada vez mais se afastam dos grandes centros por falta de alimentos.

Vamos ver algumas das espécies que você pode escolher...

Ipê


O Ipê pode ser encontrado nas cores amarelo, branco, roxo e rosa. Ele floresce entre os meses de agosto e setembro e deixa uma cor marcante pela cidade.

O Ipê Amarelo foi considerado em 1961 a flor nacional. Durante muito tempo, sua madeira era a preferida na construção de casas e telhados devido o fato de ter uma boa qualidade e ótima durabilidade.

Hoje os Ipês estão voltando as grandes cidades, eles são as espécies preferidas das prefeituras pois não quebram as calçadas e não crescem muito.

Ter um Ipê na frente de sua casa com certeza vai colorir sua rua e deixar um ambiente muito mais agradável nas tardes de primavera.


Jabuticabeira

Esta é uma espécie de árvore frutífera que você pode escolher para plantar e ajudar o meio ambiente.

Espécie nativa da Mata Atlântica, ela floresce na primavera e no verão, produzindo grande quantidade de frutos.

O fruto da árvore tem na polpa um gosto muito doce e na casca da fruta um gosto amargo. A jabuticaba é muito cobiçada pelos pássaros urbanos. Com certeza, onde temos uma jabuticabeira, temos muitos pássaros por perto.


Manacá-da-Serra

O Manacá-da-serra com certeza em algum momento já atraiu sua atenção. As suas flores são lindas e vão mudando de cor ao longo do tempo, inicialmente elas são brancas e aos poucos vão ficando roxas.
.
Presentes em toda extensão da Mata Atlântica, os manacás podem chegar a 4 metros de altura e são uma boa pedida para as grandes cidades.
.
Suas flores além de muito bonitas, na época do florescimento, cobrem praticamente toda a cor verde das folhas, deixando um visual impressionante.
.
Pitangueira
.
Essa linda frutinha rica em cálcio, não é produzida comercialmente pelo fato de que, quando madura, a fruta é muito sensível e pode se degenerar com facilidade.
.
Atraente aos olhos e ao paladar, a pitanga também alimenta muitas espécies de pássaros silvestres e a espécie se dá bem em quase todos os tipos de solo.
.

Como plantar?

1º passo - Escolha uma das espécies recomendadas para plantio em área urbana (pequeno ou médio porte), como um dos exemplos acima;

2º passo - Abra um buraco no solo duas vezes maior que o tamanho da raiz da muda, e misture com terra vegeral a terra retirada do buraco;

3º passo - devolva um pouco da terra adubada e coloque a muda preenchendo as laterais com terra vegetal;

4º passo - Não esqueça de cuidar da muda regando-a pelo menos 3 vezes na semana;


Mude sua vida, que as pessoas ao seu redor mudam com você!

Página inicial