29/08/2010

O que é uma Constituição Federal?


A Constituição Federal é um conjunto de regras que tem por objetivo organizar a sociedade a partir da vontade do povo.

Essas regras, além de organizar a vida das pessoas, garantem direitos e determinam os deveres de cada para que exista uma boa convivência em grupo.

Existem algumas constituições que são impostas aos governantes ao povo, estas são chamadas de outorgadas e geralmente existem para proteger regimes ditatoriais e/ou governos não democráticos.

A Constituição Federal de 1988 é um documento elaborado por deputados e senadores que, de certa forma, na Assembleia Nacional Constituinte, reuniram e expressaram no texto a vontade do povo brasileiro.

Outra característica da nossa Constituição é o fato dela conter em seu texto, elementos que dificultem a sua modificação. Esses mecanismos existem para garantir desde os direitos fundamentais até a impossibilidade de se instaurar uma nova ditadura em nosso país.

O grande diferencial desta Constituição é o voto universal, pela primeira vez na história, todos os cidadãos brasileiros tem o mesmo poder de eleger seus representantes.

Neste ano de eleições, exerça seu voto e sua cidadania de forma consciente para que nosso país seja cada vez mais forte e igualitário!

4 comentários:

Anônimo disse...

Nossa! Adorei esse post! Muito boa sua iniciativa, pois realmente tem pessoas que não sabem nada, nem o que é uma constituição. Nem o que um deputado faz!
Já leu meu post sobre "Políticos X Censura"? Então...fica a dica: http://amandasramalho.blogspot.com/2010/08/politicos-x-censura.html

Beijos e parabéns!

Anônimo disse...

Ah, outro detalhe! Quem quiser, pode baixar a lei da Constituição completa nesse link: http://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/1738

Unknown disse...

Estou fazendo um trabalho de história e preciso do nome do autor do post e da data que foi publicado, desde já agradeço a atenção obrigado Kamila

Unknown disse...

Muito bacana para quem esta procurando uma resposta simples e definitiva !!! Parabéns tem todo o meu apoio!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!

Top 10 - As mais lidas do Blog