16/08/2014

Como escolher o exercício físico certo para você

A busca por um corpo bonito e uma vida saudável faz a maioria das pessoas procurar saídas para movimentar-se. Porém, focar somente no resultado nem sempre serve de incentivo, até porque alguns deles não são imediatos. 

É necessário sentir prazer ao realizar o exercício escolhido, por isso a importância de buscar um que ofereça esse entusiasmo.

O cansaço do cotidiano e a falta de iniciativa são motivos que afastam pessoas da prática de exercícios diários, o primeiro passo é assumir o valor da prática para uma melhoria de vida, os benefícios são inúmeros, dormir melhor, respirar melhor, sentir-se mais disposto, manter o peso e ter sempre o bom-humor em alta.

Descubra o exercício físico melhor para você

Faça uma anotação escrevendo quais são seus objetivos e metas e que tipo de atividade tem mais a ver com você e com o seu dia a dia, quanto tempo diário ou semanal você pode dedicar a um exercício, em qual ambiente você quer treinar, quais os horários disponíveis, trace seu perfil e peça ajuda de um profissional para indicar o melhor exercício para seu caso.

É imprescindível consultar um médico antes de começar, alguns exercícios podem guardar restrições e é melhor sempre estar seguro que o escolhido trará benefícios e não riscos para sua saúde.

Os exercícios aeróbicos que servem para estimular a queima de gordura e ativam a circulação sanguínea são ótimas escolhas para trazer energia ao dia a dia, eles são realizados com música o que ajuda o indivíduo a se sentir envolvido com a atividade, os vários tipos de jump, body pump/combat combinam equilíbrio, uso de força e movimento. Antes de se matricular em uma acadêmia o melhor é fazer uma aula e testar se aquele exercício vai proporcionar satisfação.

A continuidade dos exercícios é o segredo

O foco no resultado deve existir, até porque todos querem ver as mudanças, seja na tonificação do corpo, no emagrecimento, no aumento da musculatura, na definição muscular e na melhoria da qualidade de vida, esses sinais aparecerão com a continuidade da atividade e isso acontecerá se ela for prazerosa. Buscar um exercício que está na moda não é o alvo, este deve ser o que se encaixa melhor no seu perfil. Não adianta acordar de manhã e odiar ir para a academia, o grande passo é encontrar aquele exercício que em sua realização ofereça momentos de contentamento.

Para quem quer menos velocidade e busca um equilíbrio, o pilates ou a ioga podem ser boas opções. A ioga significa disciplina física e mental, ótima para combater o estresse da vida moderna. O pilates serve como alternativa para quem não suporta as aulas de ginásticas ou corridas, é um exercício de baixo impacto e com uma variação de movimentos. Apesar dos movimentos serem suaves resulta no alongamento e fortificação do corpo.

O local da realização das atividades físicas também é um fator considerável, se você mora próximo a uma área verde, aproveite para fazer caminhadas, o contato com a natureza é muito salutar, dividir o tempo do exercício com uma boa companhia também serve de estímulo, covide um amigo ou o parceiro para se despedir da vida sedentária.

Peça ajuda profissional

Profissionais de educação física em suas atividades de personal trainer são decisivos na hora de estimular um aluno, se tiver a chance de contratar um aproveite as dicas e busque se integrar nos treinos.

Se optar por exercícios em academias de ginásticas, procure uma que possa estar no seu roteiro, próximo à sua casa ou ao trabalho, o que possibilitará sempre encaixar um horário para uma aula ou um treino, sem a desculpa de ser longe ou de não haver tempo.



Para mais dicas sobre sua saúde e qualidade de vida leia alguns de nossos artigos no site Planodesaude.net


Por: Planodesaude.net

Nenhum comentário:

Top 10 - As mais lidas do Blog