10/06/2013

Entenda a diferença entre as gorduras

O estilo de vida normalmente está ligado aos hábitos alimentares, fator que influencia diretamente a saúde da população. 
Fazer escolhas saudáveis como praticar exercícios físicos e ter uma dieta equilibrada deve ser parte da rotina. Mas alimentar-se bem não é restringir totalmente alguns alimentos – por exemplo, aqueles que contêm gorduras –, nem se exceder em outros. 
O ideal é manter o equilíbrio e entender o que contribui para o bom funcionamento do corpo. É fundamental que se conheçam os alimentos e seus nutrientes para fazer as escolhas certas, inclusive das gorduras saudáveis, e alcançar um estilo de vida melhor.
As gorduras são fonte de energia e essenciais para a absorção de algumas vitaminas.  Mas é muito importante determinar a quantidade e o tipo de gordura a ser ingerida para uma alimentação saudável. 
Existem três tipos de gorduras nos alimentos: saturadas, monoinsaturadas e poli-insaturadas.  Consumir gorduras em excesso, principalmente saturadas, é pouco saudável, sendo que a maioria das gorduras consumidas diariamente deve ser monoinsaturada e poliinsaturada.
Saturadas   
A gordura saturada é um derivado dos produtos de origem animal. É encontrada principalmente em carnes vermelhas e também brancas, pele de aves, creme de leite, manteiga, iogurte, azeite de dendê e bacon, por exemplo. Ela é considerada uma gordura prejudicial para o organismo humano, principalmente pelo fato de aumentar o colesterol ruim (LDL), podendo causar problemas cardiovasculares.
Insaturadas (mono e poli)
São as gorduras boas, insaturadas, que têm origem principalmente vegetal, mas estão em alguns peixes também. São encontradas em azeite de oliva, óleo de milho e canola, castanha do pará, amêndoa, salmão, sementes de linhaça, abacate e outros alimentos. Ela faz com que o colesterol ruim (LDL) diminua no organismo, porém consumida em excesso poderá causar doenças coronarianas. A gordura insaturada é melhor do que a gordura saturada, quando consumida corretamente.
Poliinsaturadas
A gordura poliinsaturada é rica em ácidos graxos essenciais, o Ômega 3 e Ômega 6, substâncias que não são produzidas pelo organismo mas devem ser consumidas, tendo que ser obtidas por meio da alimentação; também auxilia na redução e controle dos níveis de colesterol no sangue. O único ponto negativo é que ela reduz tanto o colesterol ruim (LDL) quanto o bom colesterol (HDL). Pode ser encontrada nos seguintes alimentos: óleo de soja, girassol, canola, milho; em peixes como o atum, sardinha e em frutos do mar; nozes e sementes de abóbora.
Monoinsaturadas
No combate ao colesterol, a gordura monoinsaturada se mostra mais benéfica do que a poli, pelo fato de que ela reduz apenas os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, enquanto estimula o aumento dos níveis do bom colesterol (HDL). Alimentos que são boa fonte de gordura monoinsaturada são azeite de oliva, abacate, amendoim, nozes e óleo de canola. O consumo de gordura monoinsaturada reduz as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Nenhum comentário:

Top 10 - As mais lidas do Blog