10/06/2013

5 dicas para economizar dinheiro e atingir objetivos

Levar uma vida tranquila e sem apertos é um desejo geral, mas nem todos conseguem administrar os aspectos das suas vidas como gostariam. 

Gastar mais do que ganham e não planejar compras são alguns dos problemas que as pessoas enfrentam na hora de gerir suas finanças. Pensando nisso, separamos 5 dicas de como fazer o dinheiro render que vão ajudar na hora de pagar as contas no fim do mês.

1. Definir um padrão de vida

A primeira coisa a fazer na hora de retomar o controle financeiro é definir um padrão de vida que caiba dentro do orçamento. O principal erro das pessoas é acabar gastando mais do que ganham, ter uma renda de R$ 3 mil e querer manter um padrão de vida que demanda R$ 5 mil é impraticável. A melhor coisa a fazer é planejar os gastos tendo como base a quantia que se ganha por mês.

2. Organizar o orçamento doméstico

Ter o controle de gastos individuais é relativamente fácil, mas saber o que cada um deles representa no orçamento total é uma tarefa que muitos acabam deixando de lado. É preciso colocar na ponta do lápis cada mínimo gasto a fim de ter total controle sobre as despesas mensais. Menosprezar pequenos gastos pode fazer com que a conta feche o mês no vermelho.

3. Estipular metas

O melhor estímulo para cortar gastos desnecessários e economizar dinheiro é ter um objetivo. Estipular metas e dar a elas prazos é uma forma eficaz de conseguir visualizar o orçamento de maneira mais ampla e ter um controle maior dos ganhos e gastos. As metas podem ser de curto, médio e longo prazo e vai variar de acordo com o desejo de cada um, elas podem ser viagem de férias, carro ou até mesmo uma casa.

4. Ficar preparado para o inesperado

A estabilidade financeira de uma pessoa pode abalar-se por diversas razões. Doença, perda de emprego e separação são alguns motivos que afetam drasticamente a rotina financeira de uma pessoa ou família, e estar preparado para esse tipo de situação é fundamental e simples. A solução é criar uma reserva financeira suficiente para cobrir seis meses de despesas, normalmente o tempo necessário para se adaptar à um novo padrão de vida.

5. Ter cuidado com o cartão de crédito

Muitas pessoas enxergam o cartão de crédito como uma extensão da renda e acabam se enrolando na hora de pagar a fatura. Não se deixar levar pelas facilidades de parcelamento e utilizar o crédito somente para compras programadas e de alto valor é a maneira mais segura de utilizá-lo. Outra coisa importante é não utilizar a possibilidade de pagamento mínimo da fatura, os juros aplicados farão o valor se multiplicar no mês seguinte.


Com essas dicas é possível economizar até 10 mil reais por ano, garante a economista Christiane Monteiro, especialista em psicologia positiva. Se planejar e ter controle sobre gastos e ganhos é a melhor forma de conseguir economizar e conquistar os objetivos que cada um tem pra si.

Nenhum comentário:

Top 10 - As mais lidas do Blog