Fazendo assim, o “dinheiro de plástico” pode ser um bom amigo do consumidor tanto pela facilidade de crédito na hora da aquisição de bem, como na hora de gastos emergenciais e não programados.
No entanto, muitas pessoas deixam de prestar atenção aos cuidados necessários no momento de usar o cartão de crédito e acabam contraindo dívidas difíceis de quitar, com o consequente atraso no pagamento das faturas, o que acarreta a cobrança de juros muito altos por parte das instituições financeiras.
Se você possui vários cartões e está numa situação com muitas dívidas, o melhor que faz é cancelá-los. Se for preciso, permaneça com apenas um para ser usado somente em último caso e em situações realmente de emergência.
Antes de tudo, vale lembrar que não é incomum instituições administradoras lançarem cobranças indevidas na fatura. Por isso, é necessário tomar alguns cuidados ao solicitar o cancelamento do cartão (ou dos cartões), para evitar dores de cabeça depois.
Faça a quitação de todas as contas pendentes
Proceda a um levantamento, listando todas as contas que você está devendo. Esse levantamento pode ser através dos extratos ou diretamente com a instituição que administra o seu cartão de crédito. Sabendo quais são os valores devidos, procure fazer a liquidação de todas as dívidas pendentes. Se tiver parcelado algumas das contas, estas também deverão ser pagas, pois o cancelamento não ocorre enquanto todos os débitos não estiverem quitados.
Planejando o cancelamento do cartão
Faça o planejamento para o cancelamento do cartão, parando de usá-lo e pagando todas as contas atrasadas ou pendentes. Somente depois de aproximadamente 30 dias após a quitação de todas as dívidas, peça o cancelamento. Esse prazo é suficiente para qualquer outra conta que ainda não esteja constando no extrato apareça.
Não ceda às tentações
Ao pedir o cancelamento, é possível que o consumidor receba propostas bastante tentadoras da instituição fornecedora do cartão de crédito, na tentativa de fidelizar o cliente, fazê-lo mudar de ideia e desistir do pedido. Mas lembre-se que você já se endividou uma vez e pode acontecer novamente, então, não ceda às propostas aparentemente vantajosas que lhe serão oferecidas.
Formalize a solicitação de cancelamento do cartão de crédito
Uma forma de se proteger de qualquer problema futuro relativo ao pedido de cancelamento é formalizá-lo junto à administradora. Só pagar as pendências e dar fim no cartão não é suficiente, pois como mencionado acima, cobranças indevidas não são incomuns. O ideal é que o pedido seja feito pessoalmente. Mas se não for possível, faça por e-mail (arquivando a cópia) ou por telefone (guardando número de protocolo de atendimento).
No entanto, muitas pessoas deixam de prestar atenção aos cuidados necessários no momento de usar o cartão de crédito e acabam contraindo dívidas difíceis de quitar, com o consequente atraso no pagamento das faturas, o que acarreta a cobrança de juros muito altos por parte das instituições financeiras.
Se você possui vários cartões e está numa situação com muitas dívidas, o melhor que faz é cancelá-los. Se for preciso, permaneça com apenas um para ser usado somente em último caso e em situações realmente de emergência.
Antes de tudo, vale lembrar que não é incomum instituições administradoras lançarem cobranças indevidas na fatura. Por isso, é necessário tomar alguns cuidados ao solicitar o cancelamento do cartão (ou dos cartões), para evitar dores de cabeça depois.
Faça a quitação de todas as contas pendentes
Proceda a um levantamento, listando todas as contas que você está devendo. Esse levantamento pode ser através dos extratos ou diretamente com a instituição que administra o seu cartão de crédito. Sabendo quais são os valores devidos, procure fazer a liquidação de todas as dívidas pendentes. Se tiver parcelado algumas das contas, estas também deverão ser pagas, pois o cancelamento não ocorre enquanto todos os débitos não estiverem quitados.
Planejando o cancelamento do cartão
Faça o planejamento para o cancelamento do cartão, parando de usá-lo e pagando todas as contas atrasadas ou pendentes. Somente depois de aproximadamente 30 dias após a quitação de todas as dívidas, peça o cancelamento. Esse prazo é suficiente para qualquer outra conta que ainda não esteja constando no extrato apareça.
Não ceda às tentações
Ao pedir o cancelamento, é possível que o consumidor receba propostas bastante tentadoras da instituição fornecedora do cartão de crédito, na tentativa de fidelizar o cliente, fazê-lo mudar de ideia e desistir do pedido. Mas lembre-se que você já se endividou uma vez e pode acontecer novamente, então, não ceda às propostas aparentemente vantajosas que lhe serão oferecidas.
Formalize a solicitação de cancelamento do cartão de crédito
Uma forma de se proteger de qualquer problema futuro relativo ao pedido de cancelamento é formalizá-lo junto à administradora. Só pagar as pendências e dar fim no cartão não é suficiente, pois como mencionado acima, cobranças indevidas não são incomuns. O ideal é que o pedido seja feito pessoalmente. Mas se não for possível, faça por e-mail (arquivando a cópia) ou por telefone (guardando número de protocolo de atendimento).
Fonte: Gastando Pouco
Nenhum comentário:
Postar um comentário