26/05/2013

Dicas para acordar cedo com disposição

Para muitas pessoas, acordar cedo é muito difícil e não conseguem se acostumar com este “mal necessário”.  Se temos compromissos de horário na rotina, não dá para se livrar do despertador. Sendo assim, é fácil observar muita gente iniciando o dia sem disposição.

Esta dificuldade pode ser explicada pela pouca quantidade de horas dormidas. Atualmente, a tendência observada é que as pessoas estão dormindo cada vez menos. Com a grande correria do dia a dia, a maioria vai dormir tarde, mesmo tendo que acordar cedo no dia seguinte.

Por isso, fica complicado levantar bem disposto. Mas a grande preocupação é que esta privação de sono reflita na saúde do indivíduo, causando falta de atenção, alteração no humor, problemas de memória e sonolência ao longo do dia.

Para ajudar quem sofre desse problema, listamos algumas dicas para acordar mais cedo e com o pique necessário para encarar as atividades diárias. Confira:

Controle seus horários: Para não afetar muito seu relógio biológico, procure manter uma hora certa para dormir e acordar. É lógico que não precisa ser muito pontual sempre, mas seguir uma rotina regula o sono e faz bem ao seu organismo.

Procure relaxar antes de dormir: Para se preparar para uma boa noite de sono, é importante não realizar atividades agitadas que estimulem o cérebro como trabalhar, praticar atividades físicas, estudar e até mesmo navegar na Internet e ver TV. Para manter a mente relaxada, uma música calma é uma ótima pedida.

Use a luz como um “despertador natural”: A luz do sol indica ao seu corpo que está na hora de acordar. Por isso, evite cortinas que bloqueiam totalmente a entrada de claridade no seu quarto para ajudá-lo a acordar com mais facilidade.

Não se renda ao botão soneca: Por mais que seja aparentemente prazeroso dormir, pelo menos, os desejados cinco minutinhos extras, o sono quebrado faz mal pois engana o corpo. O indicado é levantar na primeira vez que o despertador tocar e não ficar enrolando na cama.

Atenção com a alimentação: Os alimentos influenciam diretamente no sono. Todos que contém cafeína, por exemplo, como café, mate e chá preto devem ser evitados à noite por serem estimulantes. Mas, ao acordar, são indicados para dar disposição e ajudar na memória e atenção.

Entenda seu organismo: Há três tipos de pessoas: os matutinos (que têm tendência a dormir e acordar cedo); os vespertinos (que acordam e dormem mais tarde) e os intermediários. Saber identificar seu perfil é importante para compreender em que período do dia você tem mais disposição.

Se essas dicas não te ajudaram e você ainda não consegue dormir as oito horas indicadas e isso continua refletindo na sua disposição ao acordar, é necessário recorrer a um especialista. Lembre-se de nunca tomar remédios ou suplementos sem a orientação médica.


Boa noite e bom dia!



Nenhum comentário:

Top 10 - As mais lidas do Blog