03/12/2012

Diet X Light : Qual a diferença?

Desde o início da sua comercialização, os produtos diet e light são associados pelas pessoas como alimentos com baixo valor calórico, sendo frequentemente usados por aqueles que precisam ou querem perder peso. 

No entanto, muitos acabam se confundindo na hora de escolher entre os alimentos diet ou light, sem saber exatamente qual a diferença entre eles. 

Os alimentos diet são classificados como aqueles que tenham sido produzidos com ausência de determinados nutrientes, como carboidrato, gordura, proteína ou sódio, por exemplo. 

Geralmente, eles são desenvolvidos para atender a grupos específicos, pessoas que devem seguir uma alguma dieta com restrição ou redução de um determinado nutriente. Um exemplo são os diabéticos, que precisam controlar o açúcar, e os hipertensos, que devem reduzir o consumo de sal. 

É importante ressaltar que o fato do produto ser diet não significa necessariamente que ele possui menos calorias. Em alguns casos, possui até mais. Uma prova disso é o chocolate diet, que apesar de não conter açúcar, é mais gorduroso e calórico. Por conta disso, o produto é indicado para os diabéticos, mas não traz vantagem para quem deseja perder peso. 

Já os produtos com a distinção light é aquele produzido com baixo valor energético ou valor nutricional. Neste caso, a redução deve ser de no mínimo 25% do valor calórico ou em determinado nutriente, comparado com o tradicional. 

Ao contrario dos alimentos diet, os light não foram desenvolvidos para atender às necessidades nutricionais específicas. Eles foram criados para pessoas que se preocupam com o bem-estar e a manutenção da saúde, como aquelas que buscam produtos com menos calorias ou com quantidade reduzida de algum nutriente. 

O alimento light é recomendado, por exemplo, em dietas para perder peso. Lembrando que esse produto só irá ajudar caso haja diminuição significativa no teor de algum nutriente energético. Então, não adianta consumir o alimento light em excesso. 

Para que esse tipo de confusão não aconteça, é importante ler os rótulos das embalagens com muita atenção, e comparar um com o outro, até mesmo para verificar qual deles atende melhor às suas necessidades.

Nenhum comentário:

Top 10 - As mais lidas do Blog