07/11/2012

Sintomas do Alcoolismo

A palavra alcoolismo é conhecida de todos. Porém, são poucos os que sabem exatamente o seu significado. Portanto, vamos lá.

O alcoolismo, também conhecido como "síndrome da dependência do álcool", é uma doença caracterizada pelos seguintes elementos:

  • Compulsão: uma necessidade forte ou desejo incontrolável de beber;
  • Perda de controle: a inabilidade frequente de parar de beber uma vez que a pessoa já começou;
  • Dependência física: a ocorrência de sintomas de abstinência, como náusea, suor, tremores e ansiedade, quando se pára de beber após um período bebendo muito. Tais sintomas são aliviados bebendo álccol ou tomando outra droga sedativa;
  • Tolerância: a necessidade de aumentar as quantias de álcool para sentir-se "alto".
É fundamental lembrar que para caracterizar o alcoolismo, não é preciso que todos estes problemas ocorram ao mesmo tempo, basta que algum deles aconteça.

O alcoolismo tem pouco a ver com o tipo de álcool bebido por uma pessoa, há quanto tempo a pessoa bebe, ou até mesmo exatamente quanto álcool bebe, mais sim
, tem muito a ver com a necessidade incontrolável por álcool. 

Esta descrição do alcoolismo nos ajuda a entender o porquê de a maioria dos dependentes de álcool não conseguir se valer só de "força de vontade" para parar de beber. 

As pessoas que estão sob a forte compulsão do álcool sentem uma necessidade de consumi-lo que se mostra tão forte quanto a sede ou a fome.

Por este motivo é fundamental procurar ajuda para combater esse mal, procurando um médico para orientar o tratamento e também participando de grupos de apoio dos Alcoólicos Anônimos.

Em São Paulo você pode obter maiores informações ligando para (11) 3315-9333, funciona 24 horas, ou obter maiores informações no 

Top 10 - As mais lidas do Blog