13/05/2012

É possível amizade entre um homem e uma mulher?


Essa pergunta já é bem frequentada em conversas de boteco. Sempre tem os (normalmente) caras que dizem que é impossível homem e mulher serem amigos, e as (normalmente) meninas que insistem que é possível, sim.

Essa discrepância agora tem explicação científica: segundo um novo estudo, homens e mulheres conseguem ser amigos sim, porém os homens são mais propensos a ter atração por suas amigas e a achar que elas também são atraídas por ele, enquanto as mulheres são mais propensas a achar “ruim” quando se sentem atraídas por seus amigos.

Você tem que concordar comigo que essas informações remetem a exata situação tão conhecida da humanidade: “Mas nós somos apenas amigos! Não quero estragar nossa amizade”, diz ela, após uma tentativa masculina.

E, de fato, a mulher pode estar certa, já que um estudo da Universidade de Oxford revelou que namorar, quem quer que seja, faz você perder dois amigos. namorar, quem quer que seja, faz você perder dois amigos.


A pesquisa foi liderada por April Bleske-Rechek, uma psicóloga da Universidade de Wisconsin, EUA. A maioria dos estudos com casais heterossexuais se foca em relações sexuais ou familiares, já que os seres humanos vivem para reproduzir.


Mas a relação de amizade – a melhor do mundo, segundo alguns – não envolve passar seus genes adiante, e, no entanto, é uma relação muito benéfica, que dá muitas vantagens para ambos os lados.

Inclusive, não só os humanos, mas os animais também se beneficiam de possuir amigos. Estudos mostram que eles podem contar uns com outros para várias tarefas e isso sugere que a necessidade de confiança e companhia é mais antiga do que pensamos e pode oferecer verdadeiras vantagens evolucionárias.

Mas será que homens e mulheres podem ser amigos? Ou melhor, será que conseguem ser realmente apenas amigos?

88 pares de amigos (um homem e uma mulher, ambos heterossexuais) universitários responderam questionários sobre o assunto, e, numa segunda etapa do estudo, 107 jovens adultos com idades entre 18 a 23 anos e 322 adultos com idades entre 27 e 55 anos também responderam a perguntas.
O resultado mostrou que homens se sentem mais atraídos por suas amigas do que elas por eles. Eles também subestimam a atração de suas amigas por eles.

Mas todos consideram a amizade entre os dois sexos extremamente benéfica: estudantes, jovens, adultos, homens, mulheres.

Só que, no que se trata da atração, em específico, as mulheres eram mais propensas a dizer que a atração por um amigo era um “problema” (mais um custo do que um benefício da amizade). Os homens também não adoravam ser atraídos por suas amigas, mas eram mais propensos a dizer que a atração era um benefício.

A conclusão dos pesquisadores é de que sim, homens e mulheres podem ser amigos. Ainda mais porque os dados mostram que eles querem ser amigos.

Nós só precisamos superar nossa história evolutiva – isso é, essas amizades, que não tem como interesse a reprodução, são relativamente novas na nossa história, e é por isso que ainda temos que nos adaptar a elas.

Então, não se sinta estranho se você desejar aquela amiga ou amigo. Tudo indica que vocês estão aprendendo a conviver juntos – o que também não impede que vocês fiquem juntos. Porque, quando o amor tem que acontecer, simplesmente acontece.

Nenhum comentário:

Top 10 - As mais lidas do Blog