23/03/2012

O meio ambiente e a compostagem - Por Ricardo Luan


Você sabe o que acontece com o seu lixo orgânico? Muitas vezes ele vai para lixões. Porém, pode também virar adubo!

A compostagem, técnica que controla a decomposição de materiais orgânicos, tem como finalidade a utilização do lixo para produção de adubo para as plantas. O material é rico em húmus e nutrientes minerais. 

Encontrar um destino sustentável para o lodo de esgoto ainda é um desafio para as empresas geradoras e para uma de limpeza, como uma desentupidora, por exemplo. Muitas vezes, o envio do resíduo para um aterro sanitário torna-se a maneira mais prática de solucionar a questão do destino, mas esta nem sempre se mostra a mais econômica, segura ou a melhor escolha no aspecto ambiental.

Vantagens da compostagem

- Qualquer destinação do lixo que não seja a rua ou os lixões, tem alguma chance de ser benéfica. O lixo descartado nas ruas e lixões entope as galerias, bueiros e polui o ambiente. Mas quando usado como compostagem, o lixo enriquece a terra de compostos que as plantas utilizam para se desenvolver.

- A compostagem reduz a quantidade de lixo a ser depositado nos aterros sanitários. Com menos lixo a ser descartado nos aterros, há uma redução no uso dos saquinhos plásticos, também benéfica para o meio ambiente. 

- A compostagem também reduz a infiltração da água no solo, enriquece a terra em alimento para as plantas e evita as queimadas que poluem o ar. 

- Com a compostagem também é possível reciclar o lixo orgânico.

Cuidado!

Porém, se mal feita, ela pode atrair animais indesejados como moscas, baratas, ratos e outras pragas urbanas, que podem causar doenças sérias. Além disso, a compostagem mal feita pode aquecer o lixo fazendo com que o processo não aconteça como o previsto.

Autor: Ricardo Luan
Formação: Formado em zootecnia pela universidade federal do rio grande do norte. Atua na produção de textos educacionais relacionados a saúde pública e ao meio ambiente.
Contato: ricardoluan@live.com

Nenhum comentário:

Top 10 - As mais lidas do Blog