Cigarros com sabor, que são os preferidos do público jovem, finalmente serão proibidos de serem comercializados em nosso país.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu ontem, por unanimidade, proibir o uso de aditivos de sabor como mentol e cravo nos cigarros comercializados no país. A decisão se baseia da avaliação dos técnicos do órgão de que os aditivos servem para para atrair novos fumantes.
De uma amostra de 17.127 estudantes de 13 a 15 anos, 30,4% dos meninos e 36,5% das meninas informaram que já haviam experimentado cigarro alguma vez na vida. E, desses, 58,2% dos meninos e 52,9% das meninas informaram que preferem cigarro com sabor, em especuial o de mentol.
Essa é a principal conclusão de um estudo da Escola de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.
"Não resta dúvida: o cigarro de sabor é uma porta de entrada das crianças para o tabagismo", afirmou ao jornal "O Estado de S.Paulo" Vera Luiza da Costa e Silva, uma das autoras do trabalho.
Segundo outra pesquisadora que integrou o grupo que realizou o levantamento, Valeska Figueiredo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, "aditivos tornam o produto mais tolerável para aqueles que iniciam a experimentação". "Não é à toa que a indústria faz tanta questão de mantê-los no comércio", diz a especialista.
A indústria alega, porém, que sabores como canela, cravo e menta foram incorporados aos cigarros no país há anos e são apenas mais uma opção para adultos disponível no mercado.
Segundo a pesquisa, 60,8% dos estudantes que compram cigarros com aditivos apontam o sabor como o atrativo.
A determinação prevê que em 18 meses as indústrias devem eliminar totalmente os produtos das prateleiras.
Parabéns ANVISA por essa vitória
Adaptado: Destak Jornal
3 comentários:
A maior hipocrisia, que a midia amestrada não fala, é que a venda interna esta proibida, sim. Mas a produção para exportação, não têm nenhuma restrição!
Não vai dar em nada .... esqueceram-se ? moramos no BRASIL
Tomara que não de em nada, pois cada vez mais o governo tenta manda em todo mundo, quem começa a fumar começa pq quer, ninguem é forçado a nada
Postar um comentário