21/02/2012

Importância do exame médico na pratica esportiva


Exercícios praticados sem avaliação médica podem provocar problemas no coração. 

A atividade física regular deve fazer parte do dia-a-dia de qualquer pessoa que deseja ter uma vida saudável. Mas, se não for feita com a devida avaliação médica, pode vir a provocar sérios problemas cardíacos, incluindo a parada cardíaca e a morte súbita. 



E, em se tratando de atividades físicas mais intensas, como as realizadas por atletas profissionais ou mesmo para pessoas que praticam esportes apenas por lazer, geram adaptações normais do sistema cardiovascular. Um exemplo é o aumento do tamanho do coração, que pode ser confundido com doença cardíaca, sendo importante nesses casos a avaliação de um médico com experiência na avaliação de atletas. 

A avaliação médica pode fornecer alguns dados, como faixas de frequência cardíaca de treino, que são úteis para um melhor aproveitamento dos exercícios, provocando maior desempenho e mais benefícios para o organismo. 

Quem mantém atividade física regular deve realizar reavaliações periódicas, sendo que o tempo entre essas avaliações será determinado pelo próprio médico, avaliando caso a caso. De um modo geral, para pessoas sem nenhum problema especial, costuma-se fazer essa reavaliação anualmente.


Fonte: Fibromialgia

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial