12/12/2011

Torres inclinadas ao redor do mundo

A Torre de Pisa é, certamente, a torre inclinada mais famosa do mundo e, até hoje, um dos pontos turísticos mais reconhecidos da Itália.

Entretanto, a torre italiana, com seus 3,97 graus de inclinação, está longe de ser a única. Ao redor do mundo existem outras, tão inclinadas quanto ou até mais inclinadas ainda.


Torre inclinada de Nevyansk – Rússia

Construída no século 18, esta torre tem 57,5 metros de altura e 3 graus de inclinação. Medições recentes indicam que o desvio do topo é de 2,2 metros.



Torre de Huqiu – China

Este pagode chinês de 7 andares em formato octogonal tem 47 metros de altura e vem inclinando gradualmente com o passar dos anos. A diferença atual entre o topo e a base é de 2,32 metros.

O peso estimado da estrutura toda é de 7 mil toneladas e a inclinação de 3 graus deve-se principalmnete à quebra de duas colunas de sustentação.



As Duas Torres – Itália

As Duas Torres são o símbolo da cidade de Bolonha.

A mais alta, chamada Asinelli, tem 97 metros de altura e inclinação de 1,3 graus enquanto que, Garisenda, a torre mais baixa, tem uma forte inclinação de 4 graus causada por um grande assentamento de terra.



Torre da Igreja de Bad Frankenhausen – Alemanha

Mais inclinada que a própria Torre de Pisa, esta é a segunda torre mais inclinada da Alemanha e fica situada na cidade balneária de Bad Frankenhausen.

A primeira vez em que a inclinação foi observada foi em 1650 e, desde então, vem progredindo de forma constante. Medições recentes indicam que a velocidade com que a torre está caindo aumentou, avançando 6cm no período de um ano. Atualmente, a inclinação é de 4,8 graus.

O governo alemão decidiu investir 1,5 milhão de dólares para tentar estabilizar a torre.



Torre inclinada de Suurhusen – Alemanha

A Torre da cidade de Suurhusen era considerada a torre mais inclinada do mundo pelo Guinness World Records até 2010, quando perdeu o título para uma torre construída em Abu Dhabi, intencionalmente inclinada.

Porém a estrutura medieval do campanário de Suurhusen segue sendo a mais inclinada de forma involuntária, com 5,19 graus, batendo a famosa Torre de Pisa em 1,22 graus.



Bônus – Prédios na orla de Santos

Quem não tiver tempo ou dinheiro para viajar pelo mundo e conhecer de perto essas e outras torres, pode resolver o problema num passeio de barco em Santos.

Talvez seja a maior concentração de torres inclinadas do mundo.


Nenhum comentário:

Top 10 - As mais lidas do Blog