28/12/2011

Quanto engordamos nas festas?


Um único dia de exageros gastronômicos nas festas de fim de ano é capaz de aumentar até 2 kg na balança. E, para não pôr a perder a dieta dos últimos meses, é importante ficar atento à quantidade e à qualidade dos pratos na ceia.



A fartura do Natal e do ano-novo não precisa se concentrar na comilança: pode se restringir ao número de pessoas reunidas, às trocas de presentes e aos momentos de celebração.

Para ter um cardápio mais light, saudável e variado, o endocrinologista Alfredo Halpern e a nutricionista Vanderli Marchiori deram dicas de carnes, saladas, acompanhamentos e frutas.

Em primeiro lugar, lembre-se de que este não é o último Natal ou réveillon da sua vida. E esta época não deve ser o começo de uma jornada engordativa. Portanto, a palavra de ordem é equilíbrio. Coma e beba com moderação.

Além disso, a “comemoração” alimentar deve ficar restrita ao dia da festa, em que você pode comer um pouco mais sem culpa. O ideal é fazer uma ceia suficiente para aquela ocasião, e não para render nos almoços e jantares da semana inteira.
As frutas podem servir de sobremesa ou acompanhar as carnes (como peru, lombo, chester, tender e pernil). Quanto às castanhas e frutas secas, não abuse. Elas fazem bem, mas sem exageros.

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Top 10 - As mais lidas do Blog