10/10/2011

Antioxidantes: saiba mais...

A prática de atividade física promove alterações em nosso organismo e, uma dessas alterações, é a utilização do oxigênio como mecanismo de transformação dos alimentos em energia.

A utilização do oxigênio, porém, faz com que algumas substâncias nocivas ao nosso corpo sejam liberadas durante o processo de quebra das moléculas oxigênio para produzir energia.

Essas moléculas, conhecidas como radicais livres, podem ter seus efeitos prejudiciais minimizados com uma boa alimentação, rica em alimentos que neutralizam esses efeitos.

O papel dos antioxidantes é combater os radicais livres protegendo nosso corpo de lesões e deficiências imunológicas que podem surgir após a prática de atividade física.

Veja alguns dos oxidantes e em quais alimentos são encontrados:

- Vitamina C: encontrada em grande quantidade nas frutas cítricas e vegetais verdes escuros (laranja, limão, lima, acerola, caju, kiwi, morango, couve, brócolis, tomate);

• Vitamina E: especialmente no germe de trigo e óleos vegetais;

• Vitamina A: alimentos como a cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis, melão;

• Selênio: um mineral encontrado na castanha do Pará, alimentos marinhos, fígado, carne e aves;

• Zinco: outro mineral presente principalmente nas carnes, peixes, ostras e crustáceos; Bioflavonóides: encontrados em frutas cítricas, uvas escuras e vermelhas, chá verde;

• Licopeno: principalmente no tomate;

• Isoflavonas: encontradas na soja;

• Catequinas: presente em frutas da família do morango, uva e chá verde (Camelis Sinensis);

• Ácido fenólico: encontrado na uva, morango, brócolis, repolho, cenoura, frutas cítricas, berinjela, tomate e grãos integrais;

• Ácidos graxos ômega 3: linhaça, peixes;

• Curcumina: encontrado no açafrão e cominho;

• Betacaroteno: vegetais verdes escuros e amarelo-alaranjados; cenoura, mamão, etc;


Adaptado: Emex / MagraEmergente




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