04/09/2011

Caminhada: 15 minutos diários já promovem melhora na saúde

Quinze minutos de atividade física por dia aumentam a expectativa de vida em três anos.

Essa é a constatação de um estudo feito com 416.175 pessoas em Taiwan e publicado há uma semana na revista The Lancet, a publicação médica mais influente do mundo.

Os pesquisadores queriam descobrir se fazer menos de 30 minutos de exercícios por dia – o preconizado por médicos e recomendado pelo Colégio Americano de Medicina do Esporte – traria benefícios para a saúde da pessoa.

Os resultados mostraram que fazer 15 minutos de atividade física reduz o risco de morte em 14% e aumenta a longevidade em três anos. Os participantes foram acompanhados por 12 anos, entre 1996 e 2008.

Os pacientes foram divididos em cinco categorias, segundo o nível de exercícios praticados: sedentários ou de baixa atividade, média, alta ou muito alta. Foram calculados os riscos de mortalidade para cada grupo comparados com os inativos e calculada a expectativa de vida cada categoria.

As pessoas do grupo de baixa atividade física e que se exercitavam 15 minutos por dia apresentaram, se comparados com os sedentários, redução de 14% no risco de mortalidade geral e 10% no risco de morte por câncer e ainda aumentaram a expectativa de vida em três anos ou mais.

A cada 15 minutos a mais de exercício por dia, o risco de morte geral reduziu 4% e o de morte por câncer 1%.

O personal trainer Fábio Carneiro diz que em 15 minutos o gasto calórico é muito baixo.

“E as pessoas vinculam o gasto calórico com emagrecimento”. Ele afirma que para atingir os benefícios à saúde é preciso considerar a intensidade do exercício feito em 15 minutos. “Pode ser que 15 minutos de corrida intensa seja interessante, mas o mesmo tempo de caminhada a 5,5 km/h é pouco”.

Carneiro recomenda a musculação como uma das melhores formaa de aproveitar ao máximo os 15 minutos diários de exercício proposto pela pesquisa.

“É um treino que aumenta a massa muscular e melhora a aptidão física. Fazendo musculação, a pessoa vai conseguir varrer a calçada sem ter dores no braço ou lavar o carro sem sentir dores na perna”, exemplifica.

“Os 15 minutos diários podem ser um começo, mas a pessoa precisa progredir e acrescentar exercícios de maior intensidade”.

Na cabeça
15 minutos de caminhada também faz bem para o cérebro, já que aumenta a oxigenação, ajudando até a melhorar a memória.


Fonte: Magra Emergente

Nenhum comentário:

Top 10 - As mais lidas do Blog