10/08/2011

Porque tanta dor nas costas?

A pressão exercida sobre os discos da coluna pelo levantamento excessivo de peso e por atividades que forçam a musculatura das costas, podem danificá-los os discos por reduzir o fluxo de nutrientes.


Pesquisadores espanhóis realizaram estudos com modelos computadorizados idênticos a coluna humana e perceberam que a pressão exercida nesses discos interferem na circulação dos nutrientes entre os discos vertebrais.


Apesar de ser realizado em computador, o teste apresenta informações importantes, pois, cerca de 80% da população se queixa em algum momento de dores nas costas em algum momento da vida.


A pressão sobre os discos interfere nos níveis de glicose e ácido lático nas células vertebrais, acelerando assim um processo degenerativo dos discos, tornando-se uma causa principal das dores e incômodo na região inferior da coluna.


A falta de nutrientes leva a um maior número de células mortas na região e uma demora no tecido celular em se regenerar do esforço e da sobrecarga que realizamos no dia-a-dia.


Um caminho para solucionar o problema é recuperar o espaço adequado entre os discos intervertebrais para favorecer a circulação dos nutrientes. Isso se dá com exercícios de alongamento e relaxamento muscular que devem ser realizados constantemente, de forma tranquila e progressiva.


Hoje temos algumas modalidades de ginástica que privilegiam o alongamento e o relaxamento muscular nas academias, além disso, técnicas corporais como a Yoga e o Pilates podem ser alternativas importantes para reduzir as dores nas costas.


Mais dúvidas? Consulte um profissional de Educação Física.

Nenhum comentário:

Top 10 - As mais lidas do Blog