09/05/2011

Por que as mulheres preferem rosa?

Mulheres preferem o rosa por causa de ancestrais coletoras de frutas. Já os homens gostam do azul porque a tonalidade representa um bom dia para a caça. Estudo afirma que o comportamento dos primeiros seres humanos definiu a preferência por cores entre homens e mulheres.

Cientistas descobriram por que mulheres tendem a preferir o rosa e o vermelho enquanto homens costumam adorar o azul e o verde. E a tendência vem de longe. Os pesquisadores acreditam que o maior contato das mulheres com frutas vermelhas e roxas durante a coleta fez com que elas, ao longo do tempo, preferissem essas tonalidades. Os homens, por outro lado, gostam mais do azul, que sinaliza o tempo bom, ideal para dias de caça.

A conclusão veio de uma análise do comportamento dos primeiros seres humanos, que sobreviviam recolhendo o alimento disponível espontaneamente na natureza e caçando animais há 200.000 anos, os chamados caçadores-coletores. O recolhimento de comida disponível era feito pelas mulheres e a caça pelos homens.

A teoria foi desenvolvida por cientistas da universidade chinesa Zhejiang e publicada no periódico Personality and Individual Differences. Os psicólogos pediram que 350 estudantes analisassem onze cores por três minutos. Depois, deviam classificá-las em ordem de preferência. Os estudantes também passaram por exames de personalidade.

Os resultados revelaram que as mulheres preferem as cores rosa, roxa e branca. Os homens tendem a favorecer o azul e o verde.

Introvertidos e neuróticas - O experimento também revelou que homens introvertidos gostam da cor amarela e mulheres neuróticas preferem o cinza. A cor laranja combina com mulheres que gostam de dias ensolarados e o marrom é apreciado pelos dois sexos. O estudo é consistente em relação a pesquisas anteriores que afirmavam que as mulheres preferem cores avermelhadas às azuladas.

De acordo com os pesquisadores, o resultado se encaixa com a teoria dos caçadores-coletores para diferenciação do comportamento entre homens e mulheres.

Os resultados também corroboram a ideia de que o cérebro feminino é especializado em tarefas de recolhimento, como a identificação de frutas saudáveis para o consumo. Favorecer tons avermelhados também pode ter ajudado a escolher um parceiro melhor, uma vez que bochechas vermelhas podem denotar boa saúde.

Os pesquisadores acrescentaram que vestir meninos de azul e meninas de rosa ajuda a reforçar a preferência inerente a cada sexo.

Fonte: VEJA

1 comentários:

Darwin Bruno disse...

Muy interesante el texto. Tienes mucha razón es lo que escribes.Fue un gusto visitarte y leerte. Que tengas un buen día amigo.

http://socialculturalyhumano.blogspot.com/

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial