01/05/2011

Overtraining

Overtraining é o que chamamos de excesso de atividade física.

Apesar de vivermos em uma sociedade que busca estimular a prática exercícios convencendo a população dos seus benefícios, devemos sempre ficar atentos, pois o excesso de atividade pode trazer prejuízos a saúde.


A busca alucinada por um corpo perfeito pode levar as pessoas a não perceber o limite entre qualidade e quantidade de atividade, e suas implicações em uma vida saudável.

Por proporcionarem efeitos prazerosos, tanto na liberação de endorfinas que promovem uma sensação de bem estar, quanto pelos efeitos psicossociais, como uma beleza corporal e uma maior aceitação no ambiente da academia, as vezes as pessoas acabam transformando uma rotina de atividade física em algo que pode prejudicar a saúde e a vida social.

A atividade física, de certa forma, "agride" o corpo, que ao se recuperar fica mais forte, e assim promove o crescimento muscular. Uma agressão continua e cada vez mais acentuada, pode levar a muitas complicações. Veja algumas delas:

  • Redução da imunidade - facilitando infecções oportunistas, que podem resultar em insuficiência renal e cardíaca;
  • Perda de peso - o excesso de atividade pode levar o músculo a buscar energia em seu próprio tecido, gerando perca de peso muscular;
  • Sensação de fraqueza durante e após a prática dos exercícios e reflexos negativos na coordenação motora;
  • Aumento da incidência de lesões, tanto por esforço repetitivo, quanto por stress muscular;
  • Alterações no padrão normal do sono;
  • Aumento da freqüência cardíaca e conseqüentemente, do lactato sanguíneo, levando à fadiga.

Fique atento a sua rotina de atividade física, assim como ela é sua principal aliada na busca por uma melhor qualidade de vida, o excesso pode trazer danos sérios ao corpo.

Devemos sempre lembrar que a melhor pessoa para indicar uma rotina de exercícios físicos é o Profissional de Educação Física. Procure um e construa junto com ele um programa ideal para suas necessidades e características.

Uma ótima semana pra você!

Professor Evandro

Nenhum comentário:

Top 10 - As mais lidas do Blog