Overtraining é o que chamamos de excesso de atividade física.
Apesar de vivermos em uma sociedade que busca estimular a prática exercícios convencendo a população dos seus benefícios, devemos sempre ficar atentos, pois o excesso de atividade pode trazer prejuízos a saúde.
A busca alucinada por um corpo perfeito pode levar as pessoas a não perceber o limite entre qualidade e quantidade de atividade, e suas implicações em uma vida saudável.
Por proporcionarem efeitos prazerosos, tanto na liberação de endorfinas que promovem uma sensação de bem estar, quanto pelos efeitos psicossociais, como uma beleza corporal e uma maior aceitação no ambiente da academia, as vezes as pessoas acabam transformando uma rotina de atividade física em algo que pode prejudicar a saúde e a vida social.
A atividade física, de certa forma, "agride" o corpo, que ao se recuperar fica mais forte, e assim promove o crescimento muscular. Uma agressão continua e cada vez mais acentuada, pode levar a muitas complicações. Veja algumas delas:
- Redução da imunidade - facilitando infecções oportunistas, que podem resultar em insuficiência renal e cardíaca;
- Perda de peso - o excesso de atividade pode levar o músculo a buscar energia em seu próprio tecido, gerando perca de peso muscular;
- Sensação de fraqueza durante e após a prática dos exercícios e reflexos negativos na coordenação motora;
- Aumento da incidência de lesões, tanto por esforço repetitivo, quanto por stress muscular;
- Alterações no padrão normal do sono;
- Aumento da freqüência cardíaca e conseqüentemente, do lactato sanguíneo, levando à fadiga.
Fique atento a sua rotina de atividade física, assim como ela é sua principal aliada na busca por uma melhor qualidade de vida, o excesso pode trazer danos sérios ao corpo.
Devemos sempre lembrar que a melhor pessoa para indicar uma rotina de exercícios físicos é o Profissional de Educação Física. Procure um e construa junto com ele um programa ideal para suas necessidades e características.
Uma ótima semana pra você!
Professor Evandro
Nenhum comentário:
Postar um comentário