21/05/2011

Frutas, frutas e mais frutas

As frutas são essenciais na dieta, tanto por serem fonte de vitaminas, fibras e energia, quanto pela sua facilidade e praticidade.

Seja ao natural, seja em sucos, temos uma grande variedade para escolher... Veja algumas sugestões e alguns dos principais benefícios:

Limão - fonte de Vitamina C, o limão tem propriedades antioxidantes, ajudando a combater os radicais livres, retardando o envelhecimento. Possui grande quantidade de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. Evite tomar o suco do limão puro, pois é muito ácido. Deve-se sempre diluí-lo em água e adoçá-lo à gosto.

Abacaxi - pode ser consumido como sobremesa, no café da manhã e até como acompanhamento em pratos de carnes salgadas, como porco,aves e até peixes e crustáceos. É rico em vitamina C, sais minerais como cálcio, fósforo e ferro,contém celulose, um nutriente indispensável para o bom funcionamento intestinal e a bromelina, que ajuda na digestão das carnes.

Maracujá - é rico em vitaminas A, C e do complexo B. Possui ainda uma boa quantidade de sais minerais, como ferro, sódio, cálcio e fósforo. O maracujá também possui propriedades que agem como calmante natural no organismo humano, além de ser excelente para quem deseja obter mais energia para o dia a dia.

Maçã - rica em pectina, taninos, ácido málico e flavonóides que ajudam a amenizar problemas digestivos. A fruta também regula os níveis de glicose e triglicérides no sangue. Cientistas descobriram recentemente que pessoas que comem pelo menos cinco maçãs por semana respiram e dormem melhor e apresentam menos probabilidade de ter problemas na garganta.

Morango - ajuda no controle do colesterol, previne o envelhecimento precoce ao combater os radicais livres, reduz o inchaço – As altas taxas de potássio presente no morango equilibram o nível de sódio, mineral que retém líquido. Ao fazer isso, tira o inchaço do corpo. Combate a gordura - A vitamina C presente na fruta é um antioxidante que previne a obesidade e auxilia na formação de colágeno, dando firmeza à pele.

Melancia – Possui grande quantidade de água, e por isso é um excelente diurético. Contém ferro, cálcio, fósforo e vitaminas do complexo B.

Uva - As vermelhas são ricas em substâncias antioxidantes, que previnem o surgimento de diversas doenças, inclusive o envelhecimento. Fonte de ferro, estimula a ação intestinal, limpa o fígado e elimina o ácido úrico do organismo.

Adaptado: Equipe BemStar

Ótimo dia pra você!

Nenhum comentário:

Top 10 - As mais lidas do Blog