14/01/2011

Plante uma árvore

Grande parte da população brasileira se estabeleceu ao longo da Mata Atlântica. Cada vez mais a natureza cobra do ser humana a ocupação desordenada e inconsequente de suas terras.
Nas grandes cidades, o asfalto ocupa cada vez mais espaço, aquecendo a superfície local e favorecendo o acontecimento de grandes tempestades que trazem grandes tragédias para as populações menos favorecidas.

Mais esse cenário pode mudar se cada um fizer a sua parte. Buscar um ambiente mais agradável e com maior responsabilidade ecológica é papel de cada cidadão. Não devemos esperar por milagres dos nossos governantes, pois isso dificilmente vai acontecer.

Cultivar alguns centímetros quadrados de verde ao nosso redor já pode ajudar muito a humanidade. Além disso é fundamental divulgar informações sobre a importância de cultivar o verde.

A natureza levou milênios para esculpir um mundo perfeito e lindo. A destruição se processa em minutos, segundos. Para reconstruir, temos que ter a clareza de que o trabalho vai ser difícil e demorado, porém, ele precisa ser feito.

Trabalhando em silêncio, e com responsabilidade, com certeza as novas gerações vão reconhecer e ter como espelho, os atos que praticamos hoje.

Um lindo ato que podemos praticar, é plantar uma árvore. Se você puder convidar uma criança para fazer isso junto com você ela já vai compreender desde cedo o ritmo da natureza e a importância da atitude do ser humano para construir um planeta melhor!


Qual árvore plantar?

Um grande problema que enfrentamos nas grandes cidades nas épocas de chuva, é o fato de grandes árvores caírem após grandes tempestades. Além disso, muitas vezes as pessoas deixam de plantar árvores em sua calçada por medo das raízes quebrarem a calçada e os muros da casa.

Na primeira metade do século passado, onde grande parte das árvores grandes que temos hoje foram plantadas, as calçadas eram de terra e as ruas de paralelepípedos, isso contribuía para que as raízes de árvores de grande porte, pudessem crescer de forma equilibrada.

Com o passar dos anos, as calçadas foram cimentadas e as ruas asfaltadas. As árvores de grande porte então, perderam força em suas raízes, por isso algumas delas quebram a calçada em busca de espaço e terra com minerais para sua sobrevivência.

Esse desequibrio entre o espaço que a árvore precisa e o espaço que ela realmente tem, faz com que as árvores adoeçam e venha a cair com as tempestades.

Assim, ao escolher uma árvore para plantarmos nos dias de hoje, devemos ficar muito atentos ao tamanho que ela pode chegar, assim evitaremos futuros problemas.

Escolha árvores de pequeno ou médio porte...

A escolha da árvore a ser plantada nos dias de hoje deve ser pelas espécies de pequeno ou médio porte, ou seja, aquelas árvores que não ultrapassem os 5 metros de altura e que tenham raízes que se direcionem para baixo, e não aquelas que buscam a superfície da terra, quebrando assim as calçadas.

Diversas são as espécies de árvores que podem ser cultivadas nas grandes cidades. Devemos lembrar que muitas espécies tem flores e/ou frutos. Se você escolher uma destas, poderá contribuir ainda mais com a fauna, pois muitos dos frutos vão alimentar pássaros que cada vez mais se afastam dos grandes centros por falta de alimentos.

Vamos ver algumas das espécies que você pode escolher...

Ipê

O Ipê pode ser encontrado nas cores amarelo, branco, roxo e rosa. Ele floresce entre os meses de agosto e setembro e deixa uma cor marcante pela cidade.

O Ipê Amarelo foi considerado em 1961 a flor nacional. Durante muito tempo, sua madeira era a preferida na construção de casas e telhados devido o fato de ter uma boa qualidade e ótima durabilidade.

Hoje os Ipês estão voltando as grandes cidades, eles são as espécies preferidas das prefeituras pois não quebram as calçadas e não crescem muito.

Ter um Ipê na frente de sua casa com certeza vai colorir sua rua e deixar um ambiente muito mais agradável nas tardes de primavera.

Jabuticabeira

Esta é uma espécie de árvore frutífera que você pode escolher para plantar e ajudar o meio ambiente.

Espécie nativa da Mata Atlântica, ela floresce na primavera e no verão, produzindo grande quantidade de frutos.

O fruto da árvore tem na polpa um gosto muito doce e na casca da fruta um gosto amargo. A jabuticaba é muito cobiçada pelos pássaros urbanos. Com certeza, onde temos uma jabuticabeira, temos muitos pássaros por perto.

Manacá-da-Serra

O Manacá-da-serra com certeza em algum momento já atraiu sua atenção. As suas flores são lindas e vão mudando de cor ao longo do tempo, inicialmente elas são brancas e aos poucos vão ficando roxas.
.
Presentes em toda extensão da Mata Atlântica, os manacás podem chegar a 4 metros de altura e são uma boa pedida para as grandes cidades.
.
Suas flores além de muito bonitas, na época dpo florescimento, cobrem praticamente toda a cor verde das folhas, deixando um visual impressionante.
.
Pitangueira
.
Essa linda frutinha rica em cálcio, não é produzida comercialmente pelo fato de que, quando madura, a fruta é muito sensível e pode se degenerar com facilidade.
.
Atraente aos olhos e ao paladar, a pitangua também alimenta muitas espécies de pássaros silvestres e a espécie se dá bem em quase todos os tipos de solo.
.


Mude sua vida, que as pessoas ao seu redor mudam com você!


Quer plantar uma árvore com um click? 
Conheça o Adesivo Verde, plante árvores e neutralize o CO²!


2 comentários:

Valdecy Alves disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Valdecy Alves disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial