17/12/2010

Alimentos que não podem faltar na sua dieta

Quantas vezes, ao fazer uma dieta, começa por cortar determinados alimentos? Saiba que pode estar a cometer um erro que muito provavelmente irá pôr em causa os resultados e até prejudicar a sua saúde.

Se é verdade que alguns alimentos fazem jus à sua má reputação, existem outros que, devido aos benefícios que comportam, devem ser consumidos quase diariamente.

Pegamos numa lista de alimentos que são frequentemente abolidos numa dieta e descobrimos quais deve evitar ou qual é a forma correcta de os consumir.


Batata - Faz parte de uma alimentação saudável e, mesmo num plano de emagrecimento, a batata não deve ser excluída. É fonte de vitaminas B e C e de hidratos de carbono de absorção lenta que mantêm a glicose a níveis ideias e evita surtos de fome, quando se fazer mais disparates.

A Evitar – As batatas fritas, pois têm muita gordura e sal
Como Consumir: Assadas ou salteadas com pouco azeite


Carne Vermelha - É fundamental na formação dos glóbulos vermelhos devido ao ferro e à vitamina B12. Muito rica em zinco, elemento importante para a maturação sexual.

• A Evitar – Comer carne todos os dias;
• Como Consumir – Uma vez por semana é o suficiente, grelhada ou cozinhada com pouca gordura. Uma porção deve ter cerca de 100g e 120g em média.


Ovos - É um alimento extremamente importante. A sua relação com o colesterol não é linear e depende do estilo de vida da pessoal. É fundamental fazer exercício físico e ter cuidado com o resto do plano alimentar. A gema é muito rica em ferro.

A Evitar – O ovo estrelado. Não ingerir ovos e carne à mesma refeição.
Como Consumir – Ovos mexidos com um pouco de leite numa frigideira anti-aderente, sem adicionar gordura. Dois ovos por semana é suficiente


Feijão - O feijão e todas as leguminosas são fundamentais na alimentação saudável e deveriam ser consumidos quase diariamente. Ricos em ácido fólico, ferro e zinco, são também uma boa fonte de fibra solúvel, por isso, favorecem o funcionamento intestinal.

• A Evitar - Não comer leguminosas por pensar que engordar;
• Como Consumir – Com um pouco de carne, porque a proteína vegetal é incompleta


Azeitona - Oleaginosa que tem vitamina E e alguns antioxidantes na sua composição

• A Evitar – Comer muitas de uma só vez. O grande problema das azeitonas é a grande quantidade de sal que contêm.
• Como Consumir – O ideal é não exceder as seis unidades. É preferível comer meia dúzia de azeitonas e um paté ou pacote de manteiga com pão, porque dez azeitonas têm 40 calorias e um pacote de manteiga de 15g tem 100 calorias.


Manteiga e Margarina - São alimentos muito ricos em sal, gordura e totalmente dispensáveis.

• A Evitar – Nem pensar em utilizar margarina nos cozinhados. Devemos usar sempre azeite.
Como Consumir – Um pouco de manteiga no pão, mas apenas para indivíduos com alguma actividade física, crianças ou adolescentes com grandes surtos de crescimento. Dar preferência as variantes sem sal.


Pão e Massas - São erradamente evitados por quem tenta perder peso porque são uma excelente fonte de energia limpa e de hidratos de carbono de absorção lenta que permitem a estabilização da glicémia e o controlo da fome. Possuem vitamina B e magnésio.

• A Evitar - Pão embalado de longa duração.
• Como Consumir – O pão é ideal ao pequeno-almoço e ao lanche. A ideia que não se deve comer pão à tarde é errada.Quanto menos sal tiver, melhor. Opte pelo pão integral, mais rico em fibra.

Chocolate - Rico em magnésio, tem açúcar e muita gordura devido à manteiga de cacau. Uma tablete de chocolate de leite com 100g tem 500 calorias.

• A Evitar - Comer grandes quantidades;
Como Consumir – Moderadamente. Um quadradinho de vez em quando não faz mal. Prefira o chocolate com elevada percentagem de cacau, pois tem menos antioxidantes.

Fonte: Corpo Saudável

Top 10 - As mais lidas do Blog