02/11/2010

Dormir até tarde...


Se você não consegue sair da cama antes do meio dia, fique tranqüilo, cientistas afirmam que isso não é um problema, mais sim uma característica comum a muitas pessoas.

Nosso corpo atua de forma diferente ao longo das 24 horas do dia. É comum depois do almoço, por exemplo, sentirmos vontade de relaxar e descansar um pouco. Isso ocorre pois o corpo concentra todas as suas forças no trabalho digestivo, logo, deixa de dar maior atenção a outras atividades.


Durante o sono, além do relaxamento natural do corpo, produzimos hormônios que regulam o crescimento e hormônios que regulam o próprio sono. Esses hormônios se acostumam a trabalhar sempre no mesmo horário, assim, quando passamos vários dias dormindo tarde, dificilmente vamos sentir sono fora do horário de costume.


Além do hábito, pesquisadores também descobriram que existem pessoas que tem predisposição genética para dormir mais tarde e acordar mais tarde, e outras que tem predisposição para acordar muito cedo e dormir cedo.


Essas diferenças se acentuam muito na adolescência, e é justamente nesta fase que os vespertinos (pessoas que dormem tarde) sofrem mais, pois geralmente as obrigações escolares se iniciam logo pela manhã.

Cerca de 5% da população sofre com este mal que, com o passar dos anos, pode levar a outros problemas como a depressão, a bipolaridade, hiperatividade, déficit de atenção, entre outros, além do preconceito da sociedade para com as pessoas que dormem tarde e tem dificuldade para acordar cedo.

Se você tem dificuldades para dormir e já percebe alguns dos sintomas descritos acima, procure um médico!



Ótima semana pra você!

.
Adaptado: Garotos Intelectuais

3 comentários:

Rart og Grotesk disse...

legal seu blog!!! e o post tbm!! eu acho que sofro de sonolência excessiva!! e depois do almoço, vixi, dá uma preguiça!!!rsrs
se quiser, acesse meu blog http://artegrotesca.blogspot.com

Clayton Yoshimura disse...

Nossa, sou exatamente dessa maneira! seria um psicólogo? consigo produzir melhor sempre nas madrugadas, e depois acordo sempre as 10:00 morrendo de sono e com tdos do meu serviço me ligando. Obrigado pela dica ;)

Rodrigo Loçano disse...

E quando você dorme 2 a 3h por dia e acorda com um humor maravilhoso e no meio do dia bate uma revolta, onde todo mundo é imbecil e você só quer ficar sozinho. Isso é Bipolaridade?

Top 10 - As mais lidas do Blog