27/09/2010

Suplementos para perder peso


O fim do inverno já leva as pessoas a se preocupar com o corpo para o verão.
Perder peso imediatamente é o que muitos dizem. Porém, ao utilizar suplementos ou medicamentos para perder peso é fundamental a recomendação médica.


O ideal é procurar adotar uma postura permanente de controle do peso corporal, com uma dieta balanceada e com uma diversidade de alimentos que são essenciais a boa saúde.

Alguns dos suplementos comumente utilizados para perder peso são:

Carnitina – Por recrutar a gordura (lipídios) dentro da célula, teoricamente a carnitina ajudaria a facilitar a “queima” da gordura durante a pratica de atividade física. Na prática, estudos não conseguem comprovar a eficiência da substância na utilização da gordura corporal como fonte de energia principal das atividades físicas.

Efedrina – espécie de anfetamina, a efedrina é uma droga que acelera o metabolismo e por isso é associada a perda de peso. O consumo de efedrina leva a dependência, por isso seu uso é probido.

Energéticos – algumas pessoas utilizam elementos energéticos, como a cafeína, pó de guaraná, entre outros, como suplemento para perder peso. Na realidade, esses alimentos aumentam o metabolismo, e por conseqüência, aumentam o consumo de energia.

Queimando mais energia se queima mais gordura, os cuidados porém, devem estar relacionados aos efeitos colaterais, a má qualidade do sono e da alimentação que podem prejudicar o treinamento e a saúde.

Diuréticos – muito utilizado por atletas de artes marciais em véspera de competição para perder muito peso em pouco tempo, são muito prejudiciais pois, afetam o equilíbrio das funções corporais e o seu uso reiterado, pode trazer prejuízos ao sistema renal.

Devemos lembrar, para perder peso, a regra é simples, gastar mais do que ingerir.

Tenha uma alimentação menos calórica e invista em atividades física regulares, pelo menos 5 vezes na semana e com mais de 30 minutos de duração.

Mais informações, procure um profissional de Educação Física.


Ótima semana pra você!

5 comentários:

Anônimo disse...

Procure um profissional de Nutrição Esportiva.

Arruimei.

Indira Vulcão disse...

Procure um Profissional de Educação Física está correto.

Tanto Licenciado quando Bacharelados em E.F. Recebem da Universidade uma ótima base Biológica, Anatômica e Fisiológica e conhecem compostos orgânicos que influenciam na atividade física ;)

Anônimo disse...

O profissional de educação física NÃO é qualificado para prescrever suplementos alimentares. Ao fazê-lo, incorre no crime de exercício ilegal da profissão e está sujeito à perda do registro profissional, prisão e/ou multa, além de processo cível e/ou criminal, dependendo do dano causado a terceiro.

Evandro Brandão Secco disse...

Em nenhum momento foi falado que o Profissional de Educação Física deve prescrever suplementos, sim ele pode informar. No início do texto fica claro que quem prescreve suplementos ou medicamentos para perder peso é o médico. Obrigado.

Anônimo disse...

é anônimo, mesmo esse informar que evandro cita é perigoso. nós precisamos combater essa prática de alguns educadores físicos em prescrever dietas e suplementos,e fiscalizar e punir juntamente com os conselhos de ambas as classes, além de buscar a aproximação dos dois profissionais assim cada um faz o que está apto para fazer.

Top 10 - As mais lidas do Blog