É muito comum ouvirmos as pessoas mais velhas falando para as crianças “Menino, você não engorda de ruim!”, de fato não é tão simples assim.
Assim como cada pessoa tem um tipo físico e características próprias, cada pessoa tem um metabolismo, ou seja, cada organismo lida de forma diferente com os alimentos que ingerimos.
O metabolismo é quem vai determinar quanto de gordura vai ser consumida para as atividades do dia a dia, e quanto vai ser armazenado nas células adiposas (células de gordura).
Apesar de ser fácil identificar as características de cada metabolismo, não é fácil modificá-lo radicalmente, apenas podemos aproveitar os benefícios que cada tipo de metabolismo pode trazer.
Pessoas muito magras têm o metabolismo que armazena pouca energia, por isso podem abusar na ingestão de alimentos. Em compensação, pessoas com tendência ao acúmulo de gorduras, devem ter maior controle sobre a ingestão de alimentos.
Outro ponto relevante diz respeito a musculatura, cada 1 quilo de músculo torra 80 calorias por dia simplesmente para existir, enquanto 1 quilo de gordura gasta só 5 calorias.
Sabendo disso, nunca é demais lembrar a importância da prática de atividade física regular e dos exercícios de fortalecimento muscular para uma boa qualidade de vida e o controle do peso.
Por fim, devemos lembrar que com o passar dos anos, o metabolismo vai se desacelerando, ou seja, temos uma queda na massa muscular e um aumento de acúmulo de gordura.
Fique atento, se você estiver acima do peso procure um médico.
Ótima semana pra você!
Um comentário:
Bacana, pelo que entendi funciona como uma bola de neve: quanto mais musculatura vc tiver, mais queima calorias. A regra é sempre a mesma, malhar!!
Postar um comentário