01/08/2010

Como ter uma boa noite de sono?


Pesquisas nos EUA vem mostrando que cerca de 70% dos americanos tem dificuldade em dormir com qualidade.

Ao longo dos anos, a falta de uma boa noite de sono pode contribuir para o surgimento de inúmeras doenças como o diabetes, a hipertensão, problemas de coração, depressão, e até ganho de peso.

Nosso corpo precisa de descanso. A correria do dia-a-dia que muitas vezes desequilibram as funções do nosso corpo, pode custar caro quando o assunto é uma vida mais longa e saudável.

Uma boa noite de sono é que vai proporcionar uma revitalização do sistema imunológico capaz de fornecer energia suficiente para um novo dia de desafios. Devemos lembrar que durante toda a história, ao apagar da luz do sol, o ser humano também deixava seus afazeres e se recolhia para o descanso.

A dificuldade para dormir não é especificamente uma doença, mas sim um aviso do corpo para alertar que alguma coisa não anda bem.

Estresse, desequilíbrios hormonais, alimentação irregular, uso de estimulantes ou substâncias que podem afetar o sono como o álcool, a cafeína, e até medicamentos, podem ser os responsáveis por uma dificuldade em relaxar e conquistar o sono dos deuses.

Assim, muito do que fazemos durante o dia, é que vai determinar como vai ser a nossa noite. Veja algumas dicas que podem contribuir para reequilibrar seu organismo e facilitar uma boa noite de sono.

Acorde cedo – quanto mais tarde você acordar, mais tempo levará para sentir sono;

Curta a luz do sol – ela vai ajudar a restabelecer seu relógio biológico;

Faça exercício físicos – dê preferência para se exercitar durante o dia;

Reduza a ingestão de cafeína – nada de estimulantes depois do almoço;

Atenção a alimentação – diminua os industrializados e aumente os naturais;

Antecipe o jantar – o ideal é fazer a ultima grande refeição pelo menos 3 horas antes de se deitar;

E fique atento, se os problemas persistirem, procure um especialista.


Ótima semana pra você!

Nenhum comentário:

Top 10 - As mais lidas do Blog