15/08/2010

Banhos para combater as dores musculares


Os banhos com água quente ou gelada podem ser um modo de tratamento eficaz contra dores musculares e lesões.

Quente ou frio os banhos podem ajudar a aliviar dores musculares e a relaxar após treinos, diminuindo as dores e incômodos. E neste caso os tratamentos que utilizam a água como principal ferramenta, são ótimas alternativas para recuperação.

A imersão parcial do corpo em água fria é indicada após atividades pela ação preventiva antiinflamatória. Isso se deve à rápida ativação circulatória e pela diminuição da velocidade de condução do estímulo da dor pelas fibras nervosas, além do estímulo à produção de endorfinas.

Esta técnica é denominada crioterapia, que é o uso local ou geral de baixas temperaturas (entre 5ºC a 13ºC), processo que também diminui a fadiga, espasmos musculares e auxilia no relaxamento, sendo mais vantajosa do que o tratamento em água quente, já que a duração do efeito é maior.

Depois de uma atividade são indicados tanto tratamentos com água fria quanto com água quente. Porém, a água fria recupera a dor muscular e também as microlesões musculares e ósseas – que o atleta não sente.

Já os tratamentos em água quente são indicados para exercícios que causam contraturas e fraquezas musculares, limitações na amplitude de movimento, dores incapacitantes e lesões. Como benefícios promovem o relaxamento muscular, diminui espasmos nos músculos e a dor, facilita o movimento articular e aumenta a circulação, entre outros.

Por Fernanda Lage - Bem Estar

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial