26/07/2010

Telhados Brancos X Aquecimento Global


Estudo demonstra que pintar os telhados de branco ajudaria a resfriar as cidades e combater o aquecimento global.

Segundo um estudo recente realizado por cientistas do National Center for Atmospheric Research (NCAR), dos Estados Unidos, os telhados brancos, poderiam ser um método eficiente para reduzir o calor urbano.


As cidades são mais vulneráveis às mudanças climáticas que as áreas rurais por causa do calor do sol acumulado no asfalto e outras superfícies artificiais. Em comparação com as áreas rurais, a diferença pode ficar entre um e três graus Celsius.


Por refletir uma menor quantidade de raios solares, os telhados brancos podem reduzir em até 33% o calor geral das cidades.


Apesar dos benefícios apresentados pela ciência, não temos ainda muitos telhados destes em nossas grandes cidades. Cabe a reflexão e a adoção deste novo hábito que além de mudar o visual das cidades, contribui com o futuro do nosso planeta.

1 comentários:

Anônimo disse...

A QUEM INTERESSA SABER O QUE A SOCIEDADE PENSA?

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE PRODUTORES RURAIS

A Federação da Agricultura do Estado do Espírito Santo (FAES), através de seu Conselho de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (COMARH), com o apoio do Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA, está iniciando uma pesquisa (inéditas e em âmbito estadual) voltada ao estudo da percepção ambiental dos produtores rurais. Entre outros objetivos, a pesquisa visa assegurar à FAES informações adicionais para seu programa de conscientização ambiental do segmento dos produtores rurais. É pretensão do NEPA levar (posteriormente) esta importante pesquisa para outros Estados de modo a, progressivamente, ter o cenário da percepção ambiental nacional do segmento O NEPA acaba de concluir na Região da Grande Vitória (ES), pesquisa também inédita para a região, um estudo da percepção ambiental da sociedade frente à problemática (causas, efeitos, prós e contras) das mudanças climáticas.

Roosevelt S. Fernandes, M. Sc.
Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA
roosevelt@ebrnet.com.br

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial