06/06/2010

Hipertensão pode gerar queda de cabelo


A queda de cabelo pode ter muitas origens ainda não definidas pela ciência, porém pesquisadores americanos sugerem que a elevação da pressão sanguínea tem influência na calvície do homem.

Um estudo publicado em 2007 examinou 250 homens com idade entre 35 e 65 anos, identificando fatores como idade, tabagismo, colesterol entre outros, foi constatado que a hipertensão estava muito associada a calvície masculina.

Participantes que possuíam pressão acima de 12 por 8 tinham risco duas vezes maior de possuir a calvície. Além da hipertensão, a calvície também apresentou relação com doenças do coração.

Os homens com calvície moderada no topo da cabeça apresentaram um risco de 23% maior para doenças do coração e que possuíam calvície completa tem um risco 36% maior de obter doenças cardíacas.

Pesquisadores acham que a queda de cabelo é um forte indicador de risco para hipertensão, que é causada parcialmente por altos níveis de hormônios, receptores andrógenos no couro cabeludo e testosterona.


Adaptado: Banco de Saúde

1 comentários:

Ministério da saúde disse...

Olá blogueiro!
O número de pessoas com hipertensão no Brasil aumentou de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. A hipertensão é uma doença silenciosa e ataca todas as faixas etárias. Por isso, junte-se à campanha de combate e controle da hipertensão do Ministério da Saúde. Você pode ajudar na conscientização da população por meio do material de campanha que disponibilizamos para download.
Caso se interesse, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
Obrigado!

Ministério da Saúde

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial