01/02/2010

Gorduras


As gorduras, cientificamente conhecidas como lipídeos, foram por muito tempo consideradas vilãs por serem geralmente associadas aos níveis de colesterol no sangue

Hoje sabe-se que uma dieta saudável necessita de gorduras e que, até mesmo para perder ou manter o peso, as escolhas realizadas no dia a dia em relação aos tipos de gorduras é um fator essencial para o sucesso de qualquer dieta.

O que são gorduras?


Gorduras são moléculas incapazes de se misturar com água. Gorduras são as formas mais eficientes de armazenamento de energia.

Onde encontramos as gorduras?


A principal fonte de gordura utilizada pelo ser humano durante muito tempo, foi a de origem animal, ou seja, aquela presente nas carnes leites e ovos.


Hoje, devido a tecnologia na produção de alimentos industrializados e na velocidade de preparo dos fast-foods, a gordura está presente em quase todos os alimentos industrializados.


Quais os tipos de gorduras?


As gorduras podem ser classificadas de acordo com sua composição química.

Triglicerídeos: são usados para armazenar energia nas células adiposas. Formados por uma molécula de glicerol condensada com 03 moléculas de ácidos graxos.


Ácidos graxos: são longas cadeias de carbono e hidrogênio que constituem os triglicerídeos. Podem ser:


  • Ácidos graxos saturados: Possuem longas cadeias retas, pois as ligações entre os átomos são simples. Geralmente são sólidos a temperatura ambiente.

  • Ácidos graxos monoinsaturados: Possuem longas cadeias com uma dobra, pois existe uma ligação dupla entre seus átomos. Geralmente líquidos a temperatura ambiente.

  • Ácidos graxos poliinsaturados: Possuem longas cadeias com mais de uma dobra, pois existem duas ou mais ligações duplas entre seus átomos. Geralmente líquidos a temperatura ambiente.


Colesterol: tipo de gordura formada por cadeias cíclicas de carbono. Estão presentes principalmente na constituição das membranas celulares e possuem papel no metabolismo de hormônios esteróides.



Fonte: Banco de Saúde

Nenhum comentário:

Top 10 - As mais lidas do Blog