31/10/2009

Perigos da esponja da cozinha...


De acordo com Phillip Tierno, microbiologista da New York University Langone Medical Center, a cozinha é o ambiente mais sujo da casa.


"Isso é porque lidamos com carcaças dos animais mortos em nossos balcões e na pia", afirma. Carne e ovo cru, por exemplo, apresentam a ameaça de bactérias e parasitas, como a Salmonella, que é um organismo bacteriano que pode causar uma variedade de doenças nos seres humanos e animais.

A maioria das pessoas limpa a cozinha com uma esponja. Além da mistura de líquidos e sujeiras, a esponja de cozinha geralmente transporta inúmeras bactérias e micróbios. Tierno informa que ela é o item mais sujo de uma cozinha, junto com o pano de prato. "Ironicamente, quanto mais você tentar limpar a sua cozinha com uma esponja, mais os germes vão se espalhar por aí", explica.

Solução: O microbiologista sugere a imersão das esponjas em uma solução de água sanitária e água antes de limpar mesas, balcões e paredes.

"Esse é o melhor e mais barato germicida que o dinheiro pode comprar", garante. Além disso, após o uso, enxágue bem sua esponja e procure deixá-la secando em lugar arejado.

Já as esponjas utilizadas para lavar louça podem ser fervidas por três minutos, para que sejam esterilizadas. A vida útil recomendada para qualquer esponja é de sete dias.


Nenhum comentário:

Top 10 - As mais lidas do Blog