13/08/2009

Banho após as refeições...


Quem já não ouviu aquela velha história contada pela mãe ou pela avó a respeito de não poder tomar banho após as refeições.

Pois é, apesar de ser um conhecimento popular que se transmite de geração para geração, ele tem algum fundamento de verdade.

O fato é o seguinte. Se pensarmos historicamente, faz pouco tempo, cerca de 100 anos, que adotamos o hábito de tomarmos banho em pé, no chuveiro. Até a invenção do chuveiro elétrico os banhos eram freqüentemente realizados em lagos, rios e cachoeiras.

Após uma refeição, nosso corpo desloca uma grande quantidade de sangue para o sistema digestório, com o objetivo de absorver os nutrientes necessários as nossas atividades de rotina e promover a completa digestão.

Se entrarmos em um lago, rio ou piscina, seremos obrigados a movimentar muito os braços e pernas para manter a flutuação ou até nadar.

Para realizar esses movimentos é necessário energia, e essa energia está presente no sangue, e se o sangue deixar o trabalho digestivo para realizar o trabalho muscular, teremos um grave problema que chamamos de congestão.

A congestão é uma interrupção da digestão, esta interrupção pode ocorrer em diferentes intensidades. Na maioria das vezes, ao fazer um esforço após se alimentar logo passamos mal e paramos de exercitar.

Se estivermos no meio de um rio, ou lago, não vamos poder parar de fazer os movimentos sob o risco de afogamento, isso pode agravar a congestão e até levar a morte.

Agora você já sabe, tomar banho de chuveiro após as refeições não apresenta grandes riscos. Porém, nada de se alimentar e se arriscar a entrar no mar ou em algum rio ou piscina, pois pode ser muito perigoso.

Nenhum comentário:

Top 10 - As mais lidas do Blog