13/08/2009

Banho após as refeições...


Quem já não ouviu aquela velha história contada pela mãe ou pela avó a respeito de não poder tomar banho após as refeições.

Pois é, apesar de ser um conhecimento popular que se transmite de geração para geração, ele tem algum fundamento de verdade.

O fato é o seguinte. Se pensarmos historicamente, faz pouco tempo, cerca de 100 anos, que adotamos o hábito de tomarmos banho em pé, no chuveiro. Até a invenção do chuveiro elétrico os banhos eram freqüentemente realizados em lagos, rios e cachoeiras.

Após uma refeição, nosso corpo desloca uma grande quantidade de sangue para o sistema digestório, com o objetivo de absorver os nutrientes necessários as nossas atividades de rotina e promover a completa digestão.

Se entrarmos em um lago, rio ou piscina, seremos obrigados a movimentar muito os braços e pernas para manter a flutuação ou até nadar.

Para realizar esses movimentos é necessário energia, e essa energia está presente no sangue, e se o sangue deixar o trabalho digestivo para realizar o trabalho muscular, teremos um grave problema que chamamos de congestão.

A congestão é uma interrupção da digestão, esta interrupção pode ocorrer em diferentes intensidades. Na maioria das vezes, ao fazer um esforço após se alimentar logo passamos mal e paramos de exercitar.

Se estivermos no meio de um rio, ou lago, não vamos poder parar de fazer os movimentos sob o risco de afogamento, isso pode agravar a congestão e até levar a morte.

Agora você já sabe, tomar banho de chuveiro após as refeições não apresenta grandes riscos. Porém, nada de se alimentar e se arriscar a entrar no mar ou em algum rio ou piscina, pois pode ser muito perigoso.

2 comentários:

Linkicha disse...

Linkicha - Ótimos Links! Um novo agregador de links na internet: www.linkicha.com.br

Acácio disse...

Convido você a participar do mais novo agregador de links da web, o TOAKY.net mande seus posts e torne essa rede cada vez maior, para ter suas postagens na home é bem simples basta ser parceiro do site.

Atualizamos diariamente, não perca essa oportunidade.


NOVIDADE para os blogueiros de Plantão, agora no TOAKY.net você pode ver seu link cerca de 30 minutos depois de agregar na guia LINKS PARA AMANHÃ.

Você envia o LINK e ele é divulgado na hora, e no dia seguinte!


Toaky - Agregador de Links.
www.toaky.net

Eu tô aqui, e você?

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial