26/05/2009

Mais curiosidades....


Qual a diferença entre a abelha africana e a européia?

Anatomicamente, é quase impossível distinguir uma da outra; ainda assim, as africanas são um pouco menores. A diferença entre elas é comportamental: as abelhas africanas são mais ativas enquanto produtoras de mel e defensoras da colméia. Além disso, elas se enraivecem com facilidade e, uma vez agitadas, demoram mais tempo para se acalmar (até 24 horas!). Também se caracterizam por defender suas colméias em maior número do que as abelhas européias.


Por que conseguimos derreter açúcar, mas não sal?


Qualquer sólido derreterá se a temperatura for suficientemente alta. Se você quiser derreter sal, tudo o que deve fazer é ligar o forno a uma temperatura de 801º C. O açúcar é um composto orgânico, e derrete a uma temperatura muito mais baixa: 185º C. O sal é inorgânico. Compostos inorgânicos requerem mais energia (no caso, calor) para passarem para o estado líquido.

Você sabia que as lagostas são canibais?


A menos que suas garras fiquem inutilizadas, esses crustáceos se devoram uns aos outros enquanto mantidos em tanques ou em caixotes nos navios. Por essa razão é que as garras são presas em elásticos ou com tampões de madeira.

É possível ver o desabrochar de uma flor?

Sim. A prímula amarela abre somente ao escurecer, e o faz tão rapidamente que podemos ver e ouvir o fenômeno. Os botões parecem bolhas de sabão estourando.

Por que as baleias não desviam dos arpões atirados de navios baleeiros?


Pelo fato de ter seu globo ocular fixo, a baleia precisa mover todo o imenso corpo para mudar o seu ângulo de visão.

Você sabia que temos um órgão canibal?


Trata-se do estômago. Se ele não produzisse uma nova camada de mucosa a cada duas semanas, iria se autodigerir.


Por que os golfinhos têm tanta facilidade para acompanhar embarcações?


A propulsão da calda dos golfinhos é superior em eficiência a dos motores de algumas embarcações . Eles utilizam menos energia para atingir a mesma velocidade .

Nenhum comentário:

Top 10 - As mais lidas do Blog