09/04/2009

Corpo saudável sem academia


Se você é daquelas pessoas que não se sentem bem em praticar atividades físicas em locais fechados e com muitos aparelhos ao seu redor, fique tranqüilo, você pode ter um corpo saudável treinando em locais alternativos como praças e parques públicos.

Segundo o Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM), a necessidade de exercício físico diário é de, pelo menos, 30 minutos. Estes 30 minutos também podem ser divididos em intervalos menores durante o dia.

A recomendação de descer um ponto antes do habitual, trocar o elevador pelas escadas, passear com o cachorro, é fundamental para quem tem pouco tempo para a pratica de atividade física.

Agora, se você tiver um tempinho de sobra, procure um espaço arborizado e cumpra seu dever com o seu corpo, e de quebra, aproveite para curtir a natureza.

Em parques, geralmente temos pistas para corrida e/ou caminha, espaço para realizar exercícios e alongamentos, e em alguns parques, a ciclovia.

O ideal é saber respeitar os seus limites. Sempre realizar os alongamentos antes e depois da corrida / caminhada. Para o iniciante, uma caminhada de 20 a 30 minutos já começa a gerar efeitos fisiológicos. Com a prática, o tempo deve ir aumentando.

Além dos benefícios para o corpo e a interação com a natureza, a pratica de atividade física em locais públicos promove também a interação entre as pessoas. Lá você vai conhecer pessoas que também gosta de cuidar da saúde e da natureza.

Aproveite e comece já!


Qualquer dúvida, procure um profissional de Educação Física.

Nenhum comentário:

Top 10 - As mais lidas do Blog