26/04/2009

Campanha Nacional de Vacinação do Idoso é lançada


Com o slogan “Deixe a gripe na saudade” foi lançada, nesta quarta-feira (22), a 11ª Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. O Ministério da Saúde pretende imunizar 80% da população com 60 anos ou mais (o que representa 15.542.469 de pessoas).

O objetivo da ação é reduzir os óbitos e as internações causadas pela gripe e suas conseqüências.

A campanha começa 25 de abril e vai até o dia 8 de maio. A vacina estará disponível em aproximadamente 65 mil postos de vacinação de todo o país, que abrirão excepcionalmente no próximo sábado, de 8h às 17h, e é aplicada gratuitamente.

Mesmo quem tomou a vacina no ano passado deve procurar o posto de saúde, pois a cada ano há uma mudança no padrão dos vírus que circula no país. Logo, a vacina desse ano é diferente.

Entre a população de 60 anos e mais, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global.

“Com a vacina, nós temos um impacto muito grande na qualidade de vida das pessoas e na redução das complicações da gripe, como pneumonia, sinusite, problemas respiratórios”, destacou Temporão.


Nenhum comentário:

Top 10 - As mais lidas do Blog