Há 50 anos, exatamente no dia 31 de janeiro de 1958, o basquetebol brasileiro entrava para história conquistando seu primeiro título mundial.
A competição foi realizada no Chile e a seleção brasileira venceu a equipe da casa com facilidade na partida final, cravando um placar de 73 a 49.
A semente da equipe campeão surgiu no mundial de 54 onde os brasileiros foram vice-campeões. Com uma base vencedora e o apoio de novos atletas, a equipe que teve como cestinha da competição o ala Wlamir Marques (149 pontos), venceu na campanha, entre outras, as seleções da União Soviética e os EUA.
Além de Wlamir, a equipe contava com Amaury Passos, Rosa Branca, Edson Bispo, Fernando Brobró, Jatyr, Zezinho, Otto Nóbrega, Pecente, Waldemar, Boccardo e Algodão. O técnico era Togo Renan Soares, o Kanela.
Esses atletas entraram para história do esporte e fizeram com que o basquetebol, durante muitos anos, fosse considerado o segundo esporte na paixão dos brasileiros, perdendo apenas para o futebol.
Hoje, infelizmente devido a más administrações, o basquetebol brasileiro sofre com o ostracismo. A falta de uma competição fortalecida no país afasta os investidores e deixa o esporte fora da mídia.
Esse abandono faz com que nossos principais atletas não sintam vontade de vencer a camisa da seleção brasileira que a algumas edições já não participa dos Jogos Olímpicos e não apresenta bons resultados nos mundiais.
Quer saber mais???? Visite:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u496016.shtml
http://oglobo.globo.com/esportes/mat/2009/01/31/basquete-brasileiro-comemora-50-anos-da-conquista-do-primeiro-mundial-de-1959-754220614.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário