02/02/2009

50 Anos do Título Mundial de Basquete


Há 50 anos, exatamente no dia 31 de janeiro de 1958, o basquetebol brasileiro entrava para história conquistando seu primeiro título mundial.

A competição foi realizada no Chile e a seleção brasileira venceu a equipe da casa com facilidade na partida final, cravando um placar de 73 a 49.

A semente da equipe campeão surgiu no mundial de 54 onde os brasileiros foram vice-campeões. Com uma base vencedora e o apoio de novos atletas, a equipe que teve como cestinha da competição o ala Wlamir Marques (149 pontos), venceu na campanha, entre outras, as seleções da União Soviética e os EUA.

Além de Wlamir, a equipe contava com Amaury Passos, Rosa Branca, Edson Bispo, Fernando Brobró, Jatyr, Zezinho, Otto Nóbrega, Pecente, Waldemar, Boccardo e Algodão. O técnico era Togo Renan Soares, o Kanela.

Esses atletas entraram para história do esporte e fizeram com que o basquetebol, durante muitos anos, fosse considerado o segundo esporte na paixão dos brasileiros, perdendo apenas para o futebol.

Hoje, infelizmente devido a más administrações, o basquetebol brasileiro sofre com o ostracismo. A falta de uma competição fortalecida no país afasta os investidores e deixa o esporte fora da mídia.

Esse abandono faz com que nossos principais atletas não sintam vontade de vencer a camisa da seleção brasileira que a algumas edições já não participa dos Jogos Olímpicos e não apresenta bons resultados nos mundiais.

Quer saber mais???? Visite:


http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u496016.shtml

http://oglobo.globo.com/esportes/mat/2009/01/31/basquete-brasileiro-comemora-50-anos-da-conquista-do-primeiro-mundial-de-1959-754220614.asp

Nenhum comentário:

Top 10 - As mais lidas do Blog