18/01/2009

HIPOGLICEMIA

Ao contrário da diabetes a hipoglicemia se manifesta quando os níveis de açúcar (glicose) no sangue estão abaixo dos parâmetros considerados normais, aproximadamente 70 mg/dL de sangue.

Apesar de parecer oposta, pessoas com diabetes que não mantêm rigoroso controle glicêmico podem sofrer com a queda dos níveis de glicose por ficar muito tempo sem o uso da insulina, ou até o oposto, ao tomar muita insulina sofrer com a hiperglicemia, que é o aumento excessivo dos níveis glicêmicos.

Ambas disfunções são altamente prejudiciais á saúde da pessoa. No caso da hipoglicemia pode levar tremores, sensação de fome, fraqueza, suar frio, além de afetar as funções cerebrais podendo levar até a convulsões.

A ocorrência de hipoglicemia está muito relacionada ao consumo excessivo de álcool, jejum por longo tempo e/ou alimentação com níveis insuficientes de açúcares e carboidratos, ou também devido ao uso de medicamentos hipoglicêmicos.

O tratamento consiste em elevar a glicemia, porém, muito cuidado. Assim como uma simples bala pode aliviar o mal estar de um hipoglicêmico, pode também complicar ainda mais a crise de um diabético!

Por isso é fundamental saber qual procedimento é adequado a cada caso. Se você é portador de alguma dessas disfunções, avise as pessoas de seu convívio. Não tenha vergonha pois isso pode salvar sua vida.

E lembre-se, cuide de seu corpo! Ele é seu principal companheiro nesta caminhada!


Mais informações

http://www.diabetes.org.br/diabetes/hipog.php

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipoglicémia

Um comentário:

Anônimo disse...

Sinto os Sintomas da hipoglicemia com mais frequencia no inverno!não posso pular as refeiçoes e normalmente fico desorientada!

Top 10 - As mais lidas do Blog