08/01/2009

CURIOSIDADES


Eis algumas curiosidades que estão rolando na net e, nos distraem e ajudam a passar o tempo quando não temos muita coisa pra fazer...



1. Por que a baleia ejeta água?


Porque sendo um mamífero marinho, precisa subir periodicamente à superfície para respirar. Depois de ter inspirado, volta novamente à superfície para expirar e, ao fazê-lo, expele uma mistura de ar quente e úmido, sob a forma de um jato.

2. Do que é feito o chifre do rinoceronte?

O chifre do rinoceronte, único mamífero que tem tal saliência em seu nariz, não é absolutamente uma formação óssea, mas simplesmente um agregado de pêlos, endurecido por queratina.


3. Como os antropologistas diferenciam o esqueleto de um homem do de uma mulher?

Além do tamanho dos ossos, a principal diferença está no tamanho da bacia pélvica, que na mulher é maior, para facilitar a passagem do bebê durante o parto.


4. Por que os bebês recém-nascidos choram sem lágrimas?

Logo após o nascimento, quando o bebê chora, os pais não vêem as lágrimas porque as glândulas lacrimais só começam a produzi-las por volta da terceira semana de vida.


5. Por que os cactos têm espinhos?

Os cactos são plantas resistentes e sobrevivem bem às condições climáticas extremas do deserto, onde poucas outras plantas conseguem vingar. Os espinhos assim protegem os cactos contra o ataque de animais herbívoros, além de servirem para captar gotas de orvalho, como fonte adicional de água para a planta.


6. Por que a pimenta nos faz espirrar?

A piperina, um dos componentes químicos das pimentas branca e preta, é que dá o paladar agradável e picante às comidas. Já na mucosa nasal, entretanto, a piperina age como forte irritante.


7. Quem tem mais ossos: um bebê ou um idoso?

Um bebê. Ao nascer, uma pessoa tem 300 ossos, mas conforme cresce, este número vai se reduzindo. Isso acontece porque alguns ossos se fundem. Na idade adulta, temos 206 ossos.

8. O que pode acontecer se você não beber água?

A água exerce função vital no nosso organismo e sua ausência pode causar dores de cabeça, moleza, confusão mental e pressão alta, porque o sangue fica mais grosso. A sede é um sinal de desidratação. Beba água. Sempre.

9. Por que a lagosta fica vermelha quando cozida?

O calor faz com que um pigmento vermelho-amarelado seja liberado dentro da concha. Essa reação química muda a cor da lagosta. O mesmo processo ocorre com os camarões.

10. Por que a aranha não gruda em suas próprias teias?

A aranha reveste de cola só os fios em espiral. Os fios do raio e da moldura da teia ficam secos. O aracnídeo é capaz de se movimentar rapidamente sem encostar nos fios grudentos.

É isso ai... em breve eu posto mais algumas....

Fonte: Coletanea Net

Nenhum comentário:

Top 10 - As mais lidas do Blog