03/11/2008

Handebol


Semelhante ao popular futebol, no handebol o jogo é com as mão e envolve muita força, agilidade, velocidade e destreza. O nome tem origem no inglês: hand (mão) e ball (bola).


Inicialmente era jogado em campos somente por mulheres, e em 1914 o professor de Educação Física alemão Karl Schellenz regulamentou o esporte dando lhe o nome de Handebol de campo.
Com o tempo os homens começaram a se interessar e praticar o esporte que começou a ser desenvolvido em quadras cobertas.

Em 1927 foi criada a Federação Internacional de Handebol. No Brasil o esporte chegou na década 1930 e em 1936 o esporte se tornou Olímpico.

As melhores equipes de handebol estão na Europa, porém nas escolas brasileiras o esporte é muito praticado. Por envolver muita força e contato físico, o handebol é considerado um esporte para corajosos e, é esse o desafio que motiva sua prática.

Praticado em quadras de 20X40 metros, com duas equipes compostas por 7 jogadores, sendo um deles, o goleiro, que é o único que pode usar os pés para tocar a bola. O objetivo do jogo é marcar mais pontos (gols), trocando passes rapidamente e conduzindo a bola batendo a mesma contra o solo sempre em direção a meta adversária.

Dentro da área do goleiro nenhum outro atleta pode entrar e tocar a bola. O jogo é divido em 2 tempos de 30 minutos. A penalidade máxima do handebol chama-se tiro de 7 metros e se assemelha a do futebol.

ATIVIDADES

1. Procure no dicionário as seguintes palavras e transcreva seu significado de acordo com o texto: destreza, campo, professor, década, contato, desafio, área, goleiro.
2. Porque o handebol se parece com o futebol?
3. No inicio quem praticava o handebol?
4. Porque o handebol é considerado um esporte para corajosos?
5. Descreva 5 regras do handebol.
6. Pesquise as ultimas conquistas de equipes brasileiras de handebol.
7. Você já assistiu algum jogo oficial de handebol?
8. Quem regulamentou o handebol?
9. Qual a principal parte do corpo usada no handebol?
10. Desenhe a quadra do handebol.


Amplie seus conhecimentos

http://www.brasilhandebol.com.br/

Nenhum comentário:

Top 10 - As mais lidas do Blog