05/11/2008

Atletismo



Esporte considerado base, o Atletismo inicia a sistematização do conteúdo esporte na organização do currículo escolar. Sabemos que correr, saltar e lançar ou arremessar objetos são os movimentos mais elementares e naturais realizados desde os primórdios da civilização humana.


Nos dias atuais estes movimentos estão presentes de forma sistemática nos esportes coletivos e com destaque nas provas do atletismo.

Não devemos esquecer, porém, que em cada sociedade ele se manifesta de acordo com as particularidades de realidade. No Brasil temos grande predileção pelos esportes coletivos com bola (futebol, vôlei, basquete, etc.), no Quênia, por exemplo, o maior envolvimento é com o atletismo, principalmente nas corridas de fundo e meio fundo.

Sobre as corridas, temos a de fundo (3000m, maratonas, etc.) como essencialmente de resistência, as de meio-fundo (800m e 1500m) intermediárias, e também, temos as corridas rasas (100m, 200m e 400m), conhecidas também como corridas de velocidade. As corridas também podem ser desenvolvidas com barreiras e obstáculos, e também em forma de revezamento, onde temos a passagem do bastão como ponto crucial.

Sobre os saltos, que também é uma atividade básica do ser humano, podemos entende-lo de duas formas, sendo a diferença básica relacionada ao objetivo do salto, ou seja, saltar mais alto que no atletismo se manifesta no salto em altura e no salto com vara, ou saltar mais longe, no atletismo o salto triplo e salto em distância.

Os arremessos e/ou lançamentos foram de grande importância no desenvolvimento do ser humano, o ato de atirar pedras ou lanças (implementos) na direção de frutas ou animais (alvo) com o objetivo de se alimentar, ao longo da historia foi se transformando no que podemos observar hoje no atletismo através das provas de arremesso de peso e lançamentos de dardo, disco e martelo.

Outra característica do atletismo é a combinação de provas de corrida, saltos e arremessos ou lançamentos, ou seja, um atleta deve cumprir as três modalidades para se tornar vencedor. A combinação masculina chama-se decatlo e a feminina heptatlo.


ATIVIDADES

1. Procure no dicionário as seguintes palavras e transcreva seu significado: base, elementar, primórdios, particularidade, crucial, modalidade, implemento, arremesso, lançamento.
2. Em qual continente se localiza o Quênia?
3. Cite 5 modalidades esportivas com bola que você conhece.
4. Cite 5 modalidades esportivas sem bola que você conhece.
5. Pesquise 5 atletas brasileiros vencedores em provas de corrida na história das Olimpíadas.
6. Pesquise e descreva todas as provas de corrida do atletismo: com barreiras, obstáculos e de revezamento.
7. Relate a técnica de passagem do bastão nas provas de revezamento.
8. Cite 5 situações do dia-a-dia onde exercitamos a corrida.
9. Qual a diferença entre saltar mais longe e saltar mais alto?
10. Cite 5 modalidades esportivas que utilizam saltos em seu desenvolvimento.
11. Cite 5 situações do dia a dia que utilizamos saltos.
12. Pesquise 3 atletas masculinos e 3 femininos brasileiros que se destacaram nos saltos.
13. Descreva as principais diferenças entre os saltos do atletismo.
14. Descreva as diferenças entre as provas de lançamentos e arremessos e seus implementos.
15. Descreva as provas que fazem parte do decatlo e do heptatlo e pesquise sobre a origem destes nomes.
16. Faça um texto contando a história do atletismo.


Amplie seus conhecimentos


.

1 comentários:

Mariana disse...

Muito bom esse blog e muito útil!!!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial