05/11/2008

Artes Marciais - Karate


As lutas ou artes marciais geralmente tem origem relacionada a sobrevivência, exercício físico, a sobrevivência, treinamento militar, sempre com respeitando as tradições culturais, religiosas e filosóficas da sociedade em que se inserem.


Nos dias de hoje, essas manifestações tendem a se transformarem em esporte contribuindo substancialmente para a formação do jovem, desenvolvendo a concentração, o autocontrole, superação de limites, entre outros.


Atualmente percebemos grande influência das lutas orientais em desenhos animados, história em quadrinhos (mangás) e jogos de cartas, apreciados por muitas crianças e adolescentes.

O karate (mãos vazias) tem sua origem associada a Okinawa, província no extremo sul do Japão. Considerada a luta das mãos vazias, o karate usa o próprio corpo como defesa pessoal, sem utilizar armas ou equipamentos, pois segundo a sua história, ele surge em um momento onde o uso de armas era proibido no Japão.

Gichin Funakoshi (1868-1957) difundiu a modalidade a partir de 1920 no Japão, e em meados de 1950 o karate chegou ao Brasil.

Praticado em um local chamado ‘dojo’, tem como vestimenta o ‘gui’, um quimono de algodão, a arte marcial tem sua técnica dividida em 3 elementos: o kihon que é a técnica fundamental de base, socos e pontapés; os katas que são as sequências de movimentos e golpes frente a um inimigo imaginário; e o kumite que é o combate em sim, utilizando as técnicas do kihon e dos katas.

O karate também apresenta 5 estilos (escolas) de luta: o Goju-Ryu que combina bloqueio e contra ataque rápido; o Shotokan com movimentos rápidos e ênfase no equilíbrio corporal; o Shito-Ryu com predomínio dos movimentos dos Katas; o Wado-Ryu com imobilizações, esquivas e projeções; e o Shorin-Ryu com ênfase no respeito e na disciplina.

De modo geral podemos identificar nas artes marciais muitos aspectos semelhantes, entre eles merecem destaque além de sempre estarem acompanhadas a uma filosofia que rege a prática, situações de (1) desequilíbrios, (2) agarramentos, (3) conquista de território, e (4) ataque e defesa. Essas situações você poderá vivenciar com seus amigos identificando e respeitando as diferenças.


ATIVIDADES

1. Procure as seguintes palavras no dicionário e transcreva o seu significado de acordo com o texto: província, difundir, vestimenta, sequência, inimigo, imaginário, combate, estilo, ênfase, aspectos.
2. Onde surgiu o karate?
3. Em que continente se localiza o Japão?
4. Qual a principal característica do karate?
5.Quem difundiu a modalidade?
6.Quais os elementos da técnica do karate?
7. Quais as escolas do karate?
8. Você pratica alguma arte marcial? Qual?
9. Quais artes marciais você conhece?
10. Além da força, o que uma arte marcial oferece de bom?
11. Construa um texto sobre a história do karate.



.

Um comentário:

Giba disse...

Muito boa postagem sobre o Karatê!!! Parabéns pela iniciativa de divulgação dessa bela arte!!! Valeu!!! Também sou um divulgador de artes marciais, meu blog é : http://faixazul.blogspot.com !!! Valeu!!! Giba

Top 10 - As mais lidas do Blog