29/09/2008

Construindo uma vida saudável...


Sabemos que no decorrer do dia sempre estamos ocupados ou preocupados com as mais diversas coisas que o nosso mundo oferece. Assim fica difícil pensar em outra coisa que não seja nossos afazeres domésticos, tarefas escolares, rotina do trabalho ou nossas obrigações sociais com nossos amigos e familiares.
Assim os dias passam e ficamos felizes por conseguir o sucesso nas mais diferentes atividades que realizamos, porém, muitas vezes esquecemos da principal tarefa que nos foi delegada, cuidar do nosso lar no mundo, ou seja, nosso corpo.
Vejamos então alguns dos principais aspectos para se construir uma vida mais saudável e proporcionam uma maior longevidade ao nosso querido corpo.

A Respiração

Uma das coisas mais importantes para o nosso organismo é levar o oxigênio aos pulmões e eliminar o gás carbônico resultante do nosso trabalho metabólico. Isso é feito através da inspiração e da expiração.
A boa oxigenação do organismo facilita o funcionamento de todos os nossos órgãos, como o coração e os pulmões. Além disso, o oxigênio combinado aos alimentos, vai proporcionar a energia necessária as nossas atividades do dia a dia.
Durante as atividades físicas há maior consumo de oxigênio, e por isso aumenta a produção de gás carbônico, que deve ser eliminado de nosso organismo para não causar intoxicação. Devemos então estar sempre atentos a uma respiração completa e eficiente.
Praticar exercícios físicos ao ar livre e em locais arborizados, facilita uma boa oxigenação e aproxima o homem da natureza.
Procure perceber sua respiração, capacidade dos pulmões e suas respostas aos mais diversos estímulos do dia a dia. Se possível procure momentos no seu dia em que você dedique alguns minutos para relaxar e se concentrar em sua respiração.
(Adaptado de Hudson Ventura Teixeira)

A Alimentação

Assim como um automóvel precisa de combustível para se movimentar, nosso corpo necessita de energia para realizar os mais diversos movimentos e suas funções metabólicas. A energia que nosso corpo utiliza provém da reação entre o oxigênio que respiramos e os nutrientes que absorvemos de nossos alimentos.
A alimentação é fundamental para uma excelente qualidade de vida e uma maior disposição para realizar as tarefas do dia a dia. Sabendo disso, devemos construir uma dieta que atenda nossas necessidades diárias de:


a) proteínas: alimentos que estruturam nossos órgãos, presentes nas carnes, leite e ovos;

b) carboidratos: alimentos que geram energia as nossas atividades metabólicas, presente nas massas, doces, pães, arroz e batatas;

c) gorduras: responsáveis pela proteção e promovem isolamento térmico de nossos órgãos, presente nos alimentos industrializados e gordurosos;

d) vitaminas e minerais: contribuem no bom funcionamento dos sistemas, presentes em todos os alimentos naturais;

e) fibras: regulam o sistema digestivo e a boa absorção de alimentos, presente nas frutas, verduras e legumes;

f) água: essencial à vida e composto presente em 70% de nosso organismo;


Além dessas informações quanto a qualidade dos alimentos que vamos ingerir, devemos sempre nos alimentar com calma, em locais tranqüilos e arejados, evitar se alimentar com a cabeça cheia de problemas, sem esquecer também, de sempre preferir alimentos naturais aos alimentos industrializados.

O Sono

Uma boa noite de sono é fundamental para a manutenção da saúde do nosso corpo. É durante a noite, quando estamos em repouso, que nosso corpo faz uma “vistoria” geral em nossos órgãos vitais.
O crescimento ósseo e muscular se processa durante a noite, a desintoxicação de nosso sistema digestivo e a regulação de nossos hormônios também. Essas e outras funções vitais atingem sua maior ação durante o sono profundo. Por este motivo é necessário valorizar esta parte de nosso dia.
Devemos nos preparar para uma boa noite de sono evitando ingerir alimentos pesados e em grande quantidade antes de dormir. Realizar atividades físicas antes de adormecer deixa o corpo em ´estado de alerta´, e pode enganar nossas reais necessidades de sono.
Uma boa dica é perceber as informações que nosso corpo nos oferece. O primeiro sinal de que está na hora de começarmos a relaxar e preparar pra dormir é o primeiro ´bocejo´ da noite que vem cerca de 19 horas. Depois dele, evite ficar mais de duas horas acordado.
Nosso corpo tem grande capacidade de adaptação, mais lembremos que durante toda a existência do ser humano, ou seja, milhões de anos, o homem sempre foi dormir com o pôr do sol.
Uma boa noite de sono representa com certeza um dia com muito mais disposição.


A Atividade Física

Este sem dúvida é um dos elementos principais que proporcionam ao ser humano a sensação de bem estar físico, psicológico e social. Esse bem estar está relacionado ao fato do ser humano sempre ter obtido seu sucesso no mundo através de seus movimentos e ações bem sucedidas.
Isso acontece desde os primeiros seres humanos em suas atividades primárias como a caça e a pesca, até hoje, onde grandes exemplos de sucesso humano remetem à grandes esportistas.
Nosso corpo foi estruturado para se movimentar nas mais diversas situações, somos capazes de realizar movimentos simples e complexos, porém, essa capacidade quando não exercitada, pouco a pouco, vai perdendo sua produtividade e afetando o desempenho global do organismo.
Uma pessoa com o hábito de praticar atividade física regular, apresenta maior disposição para enfrentar as diversas situações do dia a dia, tem suas funções metabólicas mais reguladas, e principalmente, retarda o aparecimento de moléstias comuns à vida sedentária, como doenças do coração, câncer, osteoporose, entre outros.

Referências

COBRA, Nuno. A semente da vitória. 31 ed. SENAC. São Paulo, 2002.

TEIXEIRA, Hudson Ventura. Trabalho dirigido de Educação Física. 1o. Grau. Ed. Saraiva. São Paulo, 1987.

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