17/02/2010

Prisão de ventre


Muitas vezes considerada como tabu, a prisão de ventre atinge muitas pessoas que, por receio de expor o problema, acabam sofrendo em silêncio.


A prisão de ventre ou intestino preso também é chamada de constipação pelos médicos, ocorre quando a defecação ocorre menos do que três vezes por semana.


A falta de regularidade faz com que as fezes se tornam secas, pequenas e se aumente a dificuldade para eliminá-las.


Não existe uma rotina determinada como ideal pelos médicos para a defecação, ela pode variar de três vezes ao dia até três vezes na semana, cada organismo tem a sua particularidade.


Mais comum em pessoas idosas, a prisão de ventre geralmente está associada a uma dieta irregular com deficiência em alimentos ricos em fibras.


A falta de atividade física também é um fator que agrava a prisão de ventre. Outros fatores como certos medicamentos, mudança de hábitos rotineiros (viagens), problemas psicológicos, entre outros, também contribuem para dificultar a evacuação.


Muitas vezes, a simples mudança de hábitos alimentares pode aliviar muito esse mal. Adotar uma dieta rica em fibras, incluindo cereais, frutas e vegetais, reduzindo a ingestão de doces, sorvetes, massas refinadas, contribuem muito para devolver a regularidade ao intestino.


Praticar atividade física regular e beber muita água também são grande aliados frente a esse problema. Quanto aos laxantes, só o médico é capaz de determinar quando devem ser utilizados. Não utilize sem prescrição médica pois pode prejudicar ainda mais seu intestino.


E lembre-se, para obter uma dieta específica para seu organismo consulte um nutricionista!

Um comentário:

Unknown disse...

Evandro!!!!!!!
=)
Já add seu blog entre os que visito regularmente...
Beijo!!!!

Top 10 - As mais lidas do Blog